segunda-feira, 8 de julho de 2013

Motores: gestores e professores propõem melhorias na educação básica e profissional



Fonte: Tribuna do Norte

A Educação foi foco de amplo debate em Natal, na 17ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento, que discutiu o tema no hotel Praiamar, em Natal, nesta segunda-feira (8). Contando com participação de autoridades no assunto, o seminário abordou a educação básica e profissional, tratando sobre temas que vão desde a necessidade de ampliação das vagas em cursos de capacitação, até a melhor postura a ser adotada pelos professores em sala de aula.

O deputado federal Gabriel Chalita foi o primeiro palestrante. O parlamentar, que também é escritor e professor, falou sobre a importância de que os professores tenham habilidades específicas para fazer com que o conhecimento seja captado pelos estudantes. Para ele, "não existe criança burra".
Outra palestra que contou com grande interação entre os presentes foi a do secretário Nacional do MEC-SETEC, Marco Antônio de Oliveira. Tratando sobre a promoção da educação profissionalizante no país, o secretário elogiou a gestão dos IFRNs e ampliação dos IFs no Brasil, debatendo pontos específicos com a plateia. click abaixo e leia mais...

No período da tarde, a secretária de Educação do RN, Betânia Ramalho, traçou o perfil da Educação Básica no Rio Grande do Norte. Durante a palestra, que teve protesto pacífico por parte de educadores do Estado, a secretária explicou ações que vêm sendo tomadas na área. Como um dos principais fatores, Betânia Ramalho anunciou que o sistema integrado do Estado vai acompanhar os gastos nas escolas públicas. A medida, de acordo com a secretária, é para otimizar a aplicação desses recursos.

Finalizando o seminário, a palestrante foi diretora do Departamento de Ações Regionais para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Sônia da Costa. O tema abordado foi a Inclusão Social e Novas Tecnologias Educacionais na Era Digital. Sônia da Costa explicou como as novas ferramentas podem colaborar com a educação no país. Durante o debate, ela e o ex-reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo, discutiram o tema, citando como exemplo, inclusive, o Metrópole Digital, desenvolvido no Rio Grande do Norte.

A avaliação dos organizadores e autoridades presentes foi que o seminário superou as expectativas devido à participação e, principalmente, ao nível das palestras que ocorreram durante o Motores do Desenvolvimento do RN, que é promobido pelo Jornal Tribuna do Norte, Salamanca Capital Investments, Sistema FIERN, Sistema FECOMERCIO, UFRN e Funpec, com patrocínio do Banco do Brasil, Assembleia Legislativa do Estado do RN, Cosern, Governo do Estado do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário