sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Formação Missionária faz parte do Plano Pastoral

 
A Comissão Missionária da Arquidiocese de Natal promoverá um Seminário Missionário, dia 31 de agosto, no SESC Centro, Cidade Alta, Natal. "O objetivo é ser um espaço de estudo e partilha das experiências missionárias", afirma o Padre Edvaldo Alexandre de Brito, coordenador da Comissão Missionária da Arquidiocese e pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros, nesta entrevista. Ele também informa quem pode participar e como e onde fazer a inscrição.
O que é e porque realizar um Seminário Missionário?
O Seminário Missionário faz parte das atividades elaboradas pela Comissão Missionária Arquidiocesana que contempla a Urgência I do Plano Pastoral, formação dos Agentes de Pastoral na perspectiva da missão. Com este evento pretendemos reunir todas as forças missionárias presentes em nossas comunidades e paróquias para estudo e reflexão da missão, despertando e fortalecendo a consciência missionária dos leigos e leigas engajados na Igreja.
Qual é o objetivo do Seminário?
O Seminário Missionário tem como objetivo ser um espaço de estudo e partilha das experiências missionárias, a partir do tema: COMUNIDADE DE COMUNIDADES: PARÓQUIAS MISSIONÁRIAS. A tônica da ação missionária, hoje, a partir do Documento de Aparecida, é a renovação das estruturas eclesiásticas, começando pela paróquia, lugar visível da porção do Povo de Deus.
Quem quiser participar do Seminário, como deve proceder e a quem deve se dirigir?
O evento é aberto á todas as pessoas, principalmente, os agentes de pastoral, aqueles que estão engajados nas coordenações pastorais, nos conselhos pastorais, movimentos e serviços de evangelização. Os interessados devem procurar fazer uma inscrição na sala da Coordenação Pastoral da Arquidiocese até o dia 28 de agosto, no horário de expediente. Será cobrada uma taxa de R$ 20,00 (incluso lanche, almoço e uma camiseta).
Numa avaliação geral, como está o trabalho missionário na Arquidiocese de Natal?
Toda a Ação Evangelizadora Pastoral da Igreja de Natal vem sendo desenvolvida na perspectiva da missão. Várias atividades nas paróquias, zonais e nos setores pastorais são realizadas dentro do espírito da missão que pede a Igreja. Entendemos missão como atitude, mandato, projeto e não apenas como uma atividade. Neste sentido, estamos caminhando na direção certa. É um processo de busca, chamado, conversão, resposta, atitude! Não estamos parados e nem acomodados, mas caminhamos nesta perspectiva de uma igreja em estado permanente de missão.
Que mensagem o senhor deixa para os missionários?
Primeiro, que todo leigo, religioso, sacerdote precisa ter "sede e fome" de missão. Reconhecer que a formação e a espiritualidade são essenciais para aprimorar a prática pastoral. Segundo, o seminário missionário, além de ser uma oportunidade de estudo, reflexão e oração, também é um espaço de partilha das experiências missionárias que já estão acontecendo em nossas comunidades e paróquias, para que, conhecendo tantas coisas bonitas que já acontecem entre nós, saiamos com ardor missionário no "ser e agir", como autênticos discípulos missionários de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário