sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Missa em Palmas (TO) marca instalação do Regional Norte 3 da CNBB

Fonte: CNBB


 
“Uma igreja corajosa, missionária e que sirva melhor”. Foram esses os principais direcionamentos apontados pelo presidente do Regional Norte 3, dom Philip Dickmans, durante missa de instalação em Palmas (TO), no último dia 07. O Regional Norte 3 é o mais novo da CNBB, aprovado pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril na cidade de Aparecida (SP).A missa de instalação aconteceu no Centro de Evangelização Casa de Maria Rainha da Paz, em Palmas (TO). Na homilia, dom Philip, que é bispo da diocese de Miracema do Tocantins, também enfatizou que o novo Regional deve ser "uma igreja alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, pois elas nos levam à missão". Ele relembrou os discursos do Papa Francisco no Brasil e reforçou que o Norte 3 deve viver a "cultura do encontro".
A acolhida aos presentes foi feita pelo arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães. Também participaram da solenidade: dom Giovane Pereira de Melo, da diocese de Tocantinópolis (TO); dom Romualdo Matias Kujawski, da diocese de Porto Nacional (TO); dom Rodolfo Luís Weber, da prelazia de Cristalândia (TO); dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia (GO); dom José Luís Majella Delgado, da diocese de Jataí (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB e, dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), no ato representando o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Um trecho da ata da 51ª Assembleia Geral foi lido diante dos fiéis. Conforme a ata, a criação do Regional recebeu 264 favoráveis e apenas 03 desfavoráveis. Como uma das justificativas para a criação do regional, os bispos do Tocantins apresentaram à CNBB argumentos sobre as distâncias físicas e pastorais da sub-região Pastoral de Tocantins em relação às capitais Goiânia e Brasília, que muitas vezes inviabiliza a participação da comunidade.
Missão
Na tentativa de buscar caminhos para os trabalhos missionários do novo regional, o estado do Tocantins sediará em outubro o 1º Congresso Missionário, que ocorrerá na cidade de Guaraí, diocese de Miracema, de 19 a 20 de outubro.
O Regional Norte 3 é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão territorial de 277.620,858 Km² e formado por 139 municípios do Tocantins e mais sete municípios do Estado de Goiás, somando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.
É composto pela arquidiocese de Palmas, pelas dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema e pela prelazia de Cristalândia. Tem como presidente dom Philip Dickmans (diocese de Miracema), vice-presidente dom Romualdo Kujawski (diocese de Porto Nacional) e secretário dom Rodolfo Weber (prelazia de Cristalândia).
Possui 178 paróquias, contando com a presença de 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 Novas Comunidades e milhares de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. Conta ainda com um seminário, que acolhe atualmente cerca 45 estudantes na Filosofia e Teologia, e um Tribunal Eclesiástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário