segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Congresso Latino Americano reflete sobre a identidade da Animação Bíblica da Pastoral

         
Encontro Bíblia AL
A exortação apostólica Verbum Domini foi o tema de estudo do I Congresso Latino Americano de Animação Bíblica da Pastoral, realizado em Lima, Peru, de 5 a 8 de agosto. Participaram 85 pessoas entre bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, representando as conferências episcopais, organismos e outras igrejas cristãs da América Latina e do Caribe. Entre os presentes estavam o secretário-geral do Conselho Episcopal Latino Americano, dom Santiago Silva Retamales; o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Décio Walker, e a assessora do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (Cebi), Ir. Mercedes Lopes.

O Congresso foi uma promoção do Centro Bíblico Pastoral da América Latina (Cebipal) e da Federação Bíblica Católica da América Latina e Caribe (Febic-LAL). Teve como objetivos refletir sobre a identidade, objetivos e métodos da Animação Bíblica da Pastoral à luz do Documento de Aparecida e, principalmente, da Verbum Domini. Na mensagem final do evento, os participantes afirmam que a exortação apostólica serviu de texto guia e fio condutor do Congresso. Segundo o padre Décio Walker, os trabalhos desenvolvidos durante o encontro foram constantemente reforçados pela Verbum Domini.
Para o assessor da CNBB, o evento foi um marco histórico para o trabalho bíblico na América Latina. “Trata-se do primeiro congresso da Animação Bíblica da Pastoral da América Latina e Caribe. Além disso, dá visibilidade às ações bíblicas que acontecem nas conferências episcopais e outros organismos da Igreja”, explica padre Décio.
De acordo com a mensagem final do evento, os participantes assumiram compromissos pastorais baseados em três linhas apontadas pela Verbum Domini. “Compreender, viver e anunciar a Palavra de Deus
 
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário