segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Passifiquense - RN é destaque no Bom dia Brasil da Rede Globo

Nesta segunda (26), aposentados e pensionistas começam a receber 13º      Fonte: g1



 

Clique no vídeo e veja a participação de Silberto, na condição de aposentado sendo entrevistado pelo jornal Bom dia Brasil, da rede globo. Apesar de residir hoje em Natal, Silberto é natural de Barra do Geraldo - Passa e Fica-RN, o mesmo é defensor dos direitos dos aposentados e pensionista. Em entrevista aparece com a camisa do movimento: "Aparecida dos aposentados intercedei por nós". A mesma aconteceu em Brasília local do seu trabalho 

Aposentados e pensionistas começam a receber nesta segunda-feira (26) a primeira parcela do 13º. São R$ 12 bilhões a mais na economia, mas nem tudo vai para o consumo. Muitos brasileiros vão aproveitar para pagar dívidas.
É o que os economistas recomendam. Um estudo do SPC já mostrou que os aposentados estão entre os brasileiros mais endividados. Muitos não se prepararam para a velhice, têm mais despesas com gastos de saúde, e não conseguem dizer não para os parentes que pedem dinheiro emprestado.
Será um reforço para 26,2 milhões de aposentados e pensionistas. Junto com o benefício do mês, virá metade do 13º salário. Sem o desconto do imposto de renda.
O dinheiro vai ser depositado nesta segunda-feira (26) para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo. Os que recebem mais vão ter o dinheiro na conta entre os dias 2 e 6 de setembro.
O Gilberto tem metas. “Eu não tenho uma coisa para cozinhar melhor para os meus filhos, primeiro esse fogão, aí depois eu vou negociar essa dívida”, declara Gilberto Silva
Esse é exatamente o problema vivido por muitos aposentados: as dívidas. Por isso, os mais de R$ 12 bilhões que serão pagos aos segurados do INSS, com a antecipação do 13º, não surtem muito efeito no comércio, segundo as entidades comerciais.
Um economista recomenda cautela. Nada de dívidas novas. Nem tentações. O negócio é planejar o uso do dinheiro. “Se você está em desequilíbrio, você tem que procurar primeiro pagar as dividas para restaurar, pelo menos, ao nível zero de saldo. E se você tá no equilíbrio maior, você devera com certeza poupar, investir, se preparar, até porque agora é um período que está se aproximando do final de ano”, alerta José Eustáquio Moreira de Carvalho, economista.
A dica da Márcia também é boa. Por tudo no papel, para não perder o controle e poder pensar no futuro. “Sempre guardo um pouquinho, mas não é muito. É assim, 1% vai...”, declara Marcia Rossler, aposentada.
A segunda parcela do 13º dos aposentados e pensionistas será paga em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário