sábado, 31 de agosto de 2013

MODÉSTIA E GRATUIDADE

 

 
As leituras de hoje insistem em virtudes fora de moda: mansidão e humildade (primeira leitura), modéstia e gratuidade (evangelho). Quanto à modéstia, Jesus usa um argumento da sabedoria popular, do bom senso: se alguém for sentar no primeiro lugar num banquete e um convidado mais digno chegar depois, o que escolheu o primeiro lugar terá de cedê-lo ao outro e contentar-se com qualquer lugarzinho que sobrar. Mas quem se coloca no último lugar só pode ser convidado para subir e ocupar um lugar mais próximo do anfitrião…
Como lema para o povo celebrante recordar, se for de classe humilde, pode servir a frase da primeira leitura: “O poder de Deus é exaltado pelos humildes”; ou, se o público for de classe média calculista, a frase do evangelho: “Convida os pobres, porque não têm como te retribuir”.

Papa nomeia Pietro Parolin como novo Secretário de Estado


Fonte CNBB
Pietro parolinO atual núncio apostólico na Venezuela, Arcebispo Pietro Parolin, foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo Secretário de Estado do Vaticano, substituindo o Cardeal Tarcisio Bertone. A notícia foi anunciada oficialmente na manhã deste sábado, 31.
O comunicado ressalta que o Papa pediu ao Cardeal Bertone que permaneça no cargo até o dia 15 de outubro de 2013. Naquela data, em audiência com toda a Cúria Romana, Francisco agradecerá publicamente o fiel e generoso serviço prestado à Santa Sé pelo cardeal salesiano e apresentará dom Piero Parolin a seus colaboradores.
O novo Secretário de Estado nasceu em Schiavon, na região do Veneto, norte da Itália, e está com 58 anos de idade. De família simples, ficou órfão de pai aos 10 anos, ingressou no seminário aos 14. Estudou em Roma, foi ordenado sacerdote em 1980 e iniciou carreira diplomática na Santa Sé em 1986. Foi representante da Santa Sé na Nigéria e no México.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Encerramento do mês vocacional em Barra do Geraldo

 
 
Com o tema: Catequese, discipulado e missão. Encerramos  as celebrações do mês vocacional, que aconteceram em quatro pontos estratégico desta comunidade, sendo que o último realizou-se na Igreja Nossa Senhora Aparecida de Barra do Geraldo, graças a Deus os fies compareceram e receberam a Benção do Santíssimo Sacramento. veja mais fotos...  

Encontro presta homenagem à Ir.Inês Broshuis



Fonte: cnbb
Ines BroshuisTem início nesta quinta-feira, 29 de agosto, e segue até domingo, 1º de setembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte(MG),  o Encontro Regional de Catequese do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) com o tema “A Catequese com Jovens (especialmente a Catequese de Crisma)”. O tema central será assessorado pelo doutor em catequese e especialista em catequese com adolescentes, padre Paulo Dalla-Déa. A programação do Encontro contempla também as experiências significativas de Catequese de Crisma no Regional, além das partilhas de experiências e realidades da catequese nas (arqui)dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.
O Encontro Regional de Catequese conta com 110 participantes entre coordenadores diocesanos de catequese, membros da comissão regional, padres, leigos(as) e religiosos(as). Para a coordenação regional da Catequese no Leste 2, o encontro é uma oportunidade de atualização das coordenações diocesanas, análise da realidade catequética, avaliação da caminhada e partilhas.

Leigos devem ser o "braço" da Igreja na sociedade, diz bispo


Fonte: Canção Nova

André Alves
Da Redação


Diocese de Caçador
Dom Severino Clasen também é bispo da Diocese de Caçador, em Santa Catarina.
A Igreja no Brasil destaca nesta semana a pessoa do leigo e seu papel no Cristianismo. Nesta perspectiva, o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Severino Clasen, apontou alguns traços do perfil do leigo que evangeliza a sociedade atual.
Para ele, o leigo deve buscar a cultura do encontro, "ter a capacidade de ouvir, ouvir e ouvir"; ser simples e não criar “estruturas pesadas”. A cultura do encontro foi um termo muito utilizado pelo Papa Francisco, especialmente, durante os dias em que esteve no Brasil. Dom Severino acredita estar aí a missão do leigo: ser um "braço" da Igreja na sociedade.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Um mês após a JMJ, padre comenta frutos do evento para jovens

Fonte: Canção Nova    Jéssica Marçal

Da Redação


Arquivo/Canção Nova
Jovens reunidos em Copacabana para a Missa de Abertura da JMJ Rio2013
Há exatamente um mês, terminava no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude. Jovens do mundo inteiro estiveram reunidos por seis dias em torno da mensagem do Evangelho, contando ainda com a presença e os ensinamentos do Papa Francisco.

Acesse
.: Todas as notícias da JMJ Rio2013

.: Download: todos os discursos do Papa Francisco
.: Dom Damasceno recorda visita do Papa ao Brasil: “Vamos rezar para que ele volte” 

Passados 30 dias, talvez a grande pergunta seja: a Jornada acabou, e agora? As 3,7 milhões de pessoas que participaram da Missa de Envio assumirão esse compromisso evangelizador?

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Lorena, padre Alessandro Henrique Chagas, disse que vê "um coração inflamado" em todos os jovens que participaram da Jornada. Ele contou que recebe notícias de muitos lugares com propostas de criar grupos de jovens, o que, para ele, já é um dos frutos da JMJ: esse reflorescimento da realidade juvenil na Igreja.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Natal sedia Nordestão de Presbíteros

Foto: Cacilda Medeiros
Participantes da missa, na manhã desta terça-feira, na Escola de Governo
 
Padres das arquidioceses e dioceses de todos os estados da Região Nordeste participam do 12º Nordestão de Presbíteros. O evento teve início na noite de ontem, segunda-feira, e se estende até quinta-feira próxima, na Escola de Governo Cardeal Eugênio de Araújo Sales, situada no bairro de Lagoa Nova, em Natal (RN).

Pensamento de João Paulo II sobre a pessoa, a família e o matrimônio será estudado em Curso de Extensão

Fonte: CNBB   
     
comissavefCom o objetivo de difundir o pensamento de João Paulo II sobre a pessoa, a família e o matrimônio, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e o Pontifício Instituto João Paulo II de estudos sobre matrimônio e família de Roma (PIJPII) realizaram na segunda-feira, 26 de agosto, na casa das Irmãs da Caridade, em Guarulhos (SP), um encontro com pós-graduados e especialistas em família.
O presidente da Comissão EPVF da CNBB e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, explica que a finalidade deste encontro foi organizar um corpo de docentes com especialização e pós-graduação em família, para prestarem um serviço à Igreja por meio de um Curso de Extensão em Família, chancelado pelo Pontifício Instituto de Roma.
De acordo com o assessor da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca, o curso será oferecido àsPontifícias Universidades Católicas (PUCs) do Brasil e depois aos institutos e dioceses que tiverem interesse pelo estudo. Estiveram presentes no encontro representantes que formularam as ementas do curso e as prioridades. Em breve serão divulgados mais detalhes. Contato: familia@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
O Curso de Extensão propõe uma grade com os seguintes módulos:
1) Introdução
História da Família
Abordagens filosóficas na compreensão da família
Aspectos psicológicos e sociológicos da família
Mudanças na estrutura e dinâmica da família brasileira
2) Família comunhão entre pessoas, uma perspectiva filosófica
Pessoa e natureza,
Interpessoalidade GS 22,
Identidade e dom de si GS 24.
3) Pessoa, Matrimônio e Família no
pensamento de João Paulo II
Solidão originária
Diferença sexual
Imago Dei
Linguagem do corpo

4) Teologia do matrimônio cristão
Instituição matrimonial e Sacramentalidade
Mistério Pascal – Mistério Nupcial
Trajetória do desejo
5) Caminhar à luz do amor
Agir moral como experiência da pessoa
Liberdade moral e as fontes da moralidade
Consciência moral como espaço da vida no Espírito
6) Ética do amor e da sexualidade
Ética sexual na perspectiva cristã
Fecundidade e responsabilidade – Humanae Vitae
7) Bioética
Família e dignidade da vida humana
Cultura da vida
8) Pastoral Familiar
9) Família e ciências sociais
10) Família e o religioso

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Passifiquense - RN é destaque no Bom dia Brasil da Rede Globo

Nesta segunda (26), aposentados e pensionistas começam a receber 13º      Fonte: g1



 

Clique no vídeo e veja a participação de Silberto, na condição de aposentado sendo entrevistado pelo jornal Bom dia Brasil, da rede globo. Apesar de residir hoje em Natal, Silberto é natural de Barra do Geraldo - Passa e Fica-RN, o mesmo é defensor dos direitos dos aposentados e pensionista. Em entrevista aparece com a camisa do movimento: "Aparecida dos aposentados intercedei por nós". A mesma aconteceu em Brasília local do seu trabalho 

Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro

Rádio Vatican Pastoral da Juventude/Arquidiocese do Rio

Dom Orani agradece catequistas de todo o Brasil pela sua presença na educação da fé

Aos catequistas, com gratidão!

Logo depois de termos celebrado a Semana Nacional da Família, quando nossas famílias foram convidadas a serem transmissoras da nossa fé, dentro do tema do Mês das Vocações que está em sintonia com o tema da JMJ Rio 2013, gostaria de fazer chegar a todos os catequistas uma mensagem especial pelo seu dia, neste último final de semana de agosto, refletindo acerca de sua importante missão.

Catequista, você é uma pérola especial e um tesouro para Deus e sua amada Igreja. A sua singular vocação foi gerada no coração de Deus Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da vida – Jesus Cristo. Catequista, você não é apenas um transmissor de ideias, conhecimentos, doutrina ou, mais ainda, um professor de conteúdos e teorias, mas é um canal da experiência viva do encontro intrapessoal com a pessoa de Jesus Cristo.

“Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos

 
grito361  O tema do Grito dos     excluídos de 2013 foi definido na última semana, e esse ano a Juventude está no centro dessa manifestação que será realizado em todo o país no feriado de 7 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos, escolhido após avaliação das sugestões enviadas a coordenação por vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, sendo um espaço de animação e profecia aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado num conjunto de manifestações no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.

domingo, 25 de agosto de 2013

VOCAÇÃO UNIVERSAL À SALVAÇÃO


 São poucos os que vão ser salvos? Muitos cristãos vivem com essa pergunta angustiante, inculcada às vezes por pregadores insensatos.
Segundo Jesus, no evangelho, a salvação é para todos, vindos de todos os lados, dos quatro ventos, de perto e de longe. Só não é para os que se fecham na sua autossuficiência e nos seus presumidos privilégios. A primeira leitura lembra que Deus não apenas quis salvar o povo de Israel do exílio babilônico, como também o encarregou de abrir o Templo e a aliança a todas as nações. Quando Deus concede um privilégio, como foi a salvação de Israel do cativeiro babilônico, esse privilégio se torna responsabilidade para com os outros. Deus rejeita a autossuficiência.
Na reflexão/homilia, pode-se aprofundar o tema do chamamento universal combinado com a exigência de resposta generosa. “Deus não fechou o número, a nós cabe nos incluir nele” poderia ser um lema para inculcar no ouvido e no coração do povo celebrante.

sábado, 24 de agosto de 2013

Por que você está brigando?

Formações

Imagem de Destaque   
Resolva tudo antes do sol se pôr
Padre Léo, scj

Enquanto o ressentimento continuar presente em nosso coração, seremos seus escravos, e isso nos transforma em vítimas permanentes. Em qualquer lugar em que chegamos, se alguém sorri, já pensamos que está rindo de nós. Se não sorri, ficamos pensativos, achando que está com raiva de nós. "Imagina... ela passou por aqui e nem falou comigo, deve estar com raiva de mim. Mas eu não fiz nada para ela...". "O que será que aconteceu com fulano? Por que está agindo assim?" "Por que está rindo desse jeito? Por que me olha dessa forma?" Temos a mais absoluta convicção de que todas as ações da pessoa, mesmo se nunca a vimos mais gorda ou mais magra, são em consequência de nossa presença ali. Veja só o poder que nos atribuímos quando teimamos em ficar achando culpados ou encontrar desculpas para tudo o que acontece ao nosso redor.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Formação Missionária faz parte do Plano Pastoral

 
A Comissão Missionária da Arquidiocese de Natal promoverá um Seminário Missionário, dia 31 de agosto, no SESC Centro, Cidade Alta, Natal. "O objetivo é ser um espaço de estudo e partilha das experiências missionárias", afirma o Padre Edvaldo Alexandre de Brito, coordenador da Comissão Missionária da Arquidiocese e pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros, nesta entrevista. Ele também informa quem pode participar e como e onde fazer a inscrição.
O que é e porque realizar um Seminário Missionário?
O Seminário Missionário faz parte das atividades elaboradas pela Comissão Missionária Arquidiocesana que contempla a Urgência I do Plano Pastoral, formação dos Agentes de Pastoral na perspectiva da missão. Com este evento pretendemos reunir todas as forças missionárias presentes em nossas comunidades e paróquias para estudo e reflexão da missão, despertando e fortalecendo a consciência missionária dos leigos e leigas engajados na Igreja.

Concurso de Passa e Fica-RN

Clique a baixo no link e veja o resultado das provas de títulos do concurso da Prefeitura de Passa e Fica - RN



http://funvapi.com.br/clientes/u_49265_e56a756136/imgRoot/RESUL.%20II%20ETAPA%20-%20P.F.pdf

Núncio de Damasco fala sobre tragédia na Síria

Da Redação, com Rádio VaticanoReuters
O mundo observa atentamente às imagens provenientes da Síria, onde um suposto ataque com armas químicas teria provocado a morte de mais de 1.200 pessoas, muitas das quais mulheres e crianças. A operação foi realizada nesta quarta-feira, 21, no oásis de Ghouta, sudeste de Damasco. Os rebeldes acusam o regime de Assad, o que em contrapartida, rejeita as acusações e fala de manipulação da mídia.

De acordo com testemunhas, além da fila interminável de corpos envolvidos em lenços brancos, há pessoas com dificuldades para respirar ou espuma branca na boca. As evidências, segundo especialistas, são indícios de intoxicação, precisamente, com uso de gás garin, nos bombardeios desta quarta-feira, na periferia de Damasco.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Vida consagrada: religiosa fala de renúncias e escolha vocacional

 André Alves Da Redação, com colaboração de Jéssica Marçal Mosteiro de São João

Comunidade monástica de São João (Ordem de São Bento)

Desde o último domingo, 18, a Igreja celebra uma semana dedicada à Vida Consagrada; àqueles que servem, em tempo integral, à causa do Reino de Deus. São monges e monjas, freis e freiras, homens e mulheres consagrados a Deus em institutos de vida religiosa.
Inclusa neste ambiente de entrega, está a Irmã Maria de Nazaré, 71 anos. Ela é uma das monjas do mosteiro beneditino São João, em Campos do Jordão, interior paulista, e há dez anos ingressou na Ordem Religiosa de São Bento.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mês Vocacional em Barra do Geraldo

  
 
 
 O quarto encontro do mês vocacional teve como tema: CRISTÃOS LEIGOS: OPERÁRIOS E OPERÁRIAS DA EVANGELIZAÇÃO dessa vez nos dirigimos até a casa de Lourdes (ministra extraordinária da comunhão), além do acolhimento foi servido um delicioso chá. Apesar de ser um local distante esta comunidade reafirmou sua fé com tamanha presença. Para o encerramento que acontece na Igreja teremos a benção do Santíssimo Sacramento.

Dom Francesco Biasin aponta frutos e desafios do Diálogo Ecumênico no Brasil

          
 
Dom BiasinO presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, dom Francesco Biasin, ao apresentar, hoje pela manhã, os trabalhos desenvolvidos por sua comissão aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral, destacou os frutos e desafios do Diálogo Ecumênico no Brasil. “ O ecumenismo não deve ser visto como uma espécie de apêndice, que se junta à atividade tradicional da Igreja, mas que pertence organicamente à sua vida e ação”, ressaltou. Dom Biasin lembrou a fala do papa João XXIII sobre a unidade dos cristãos: “É muito mais forte aquilo que nos une do que quanto nos divide”.

Bento XVI afirma que sua renúncia foi inspiração de Deus

Da Redação, com www.zenit.org

 

O Papa emérito Bento XVI disse que sua renúncia foi resposta a uma inspiração de Deus. "Deus me disse", afirmou o Pontífice emérito a uma pessoa, que o visitou há algumas semanas no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, e prefere permanecer anônima.

Apesar da vida de clausura, Bento XVI concede, esporadicamente, algumas visitas muito particulares e apenas em certas ocasiões.

O Papa emérito explicou que não houve qualquer tipo de aparição ou algo parecido, mas foi uma "experiência mística", em que o Senhor suscitou em seu coração um "desejo absoluto" de ficar a sós com Ele, recolhido em oração.

O bispo emérito de Roma disse ainda que quanto mais observa o carisma do Papa Francisco, mais compreende o quanto essa escolha foi a vontade de Deus.

Fonte:Canção Nova

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Volta a circular o Boletim de Notícias do Regional Nordeste 2

A Comissão Regional da Pastoral da Comunicação divulgou, na manhã desta terça-feira, dia 20, a edição de reestreia do Boletim de Notícias do Regional Nordeste 2. O boletim é uma ação da Agência João Paulo II, lançada durante o IV Mutirão Regional de Comunicação, realizado em outubro de 2011, em Maceió (AL).

O Boletim de Notícias será distribuído nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, através de uma plataforma digital e também em PDF. A construção do boletim acontece com a colaboração de todos os coordenadores diocesanos e arquidiocesanos da Pascom, como explica a coordenadora regional, Márcia Marques. “Todos os coordenadores enviam as notícias para o email da agência e uma equipe é responsável por selecionar as notícias, diagramar o informativo, corrigir e distribuir. É um trabalho de equipe”, esclareceu.

O Boletim pode ser conferido no link:
http://issuu.com/agenciacnbbne2/docs/agencia_de_noticia_ago_d20, onde também há a opção de baixar a versão em PDF.
Fonte: Comissão Regional da Pascom

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Congresso Latino Americano reflete sobre a identidade da Animação Bíblica da Pastoral

         
Encontro Bíblia AL
A exortação apostólica Verbum Domini foi o tema de estudo do I Congresso Latino Americano de Animação Bíblica da Pastoral, realizado em Lima, Peru, de 5 a 8 de agosto. Participaram 85 pessoas entre bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, representando as conferências episcopais, organismos e outras igrejas cristãs da América Latina e do Caribe. Entre os presentes estavam o secretário-geral do Conselho Episcopal Latino Americano, dom Santiago Silva Retamales; o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Décio Walker, e a assessora do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (Cebi), Ir. Mercedes Lopes.

Dom Aviz fala aos religiosos do Brasil no mês das vocações

Da Redação, com CRB Nacional

 
Cardeal Braz de Aviz é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica

O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz, enviou uma mensagem aos religiosos do Brasil por ocasião do mês vocacional. Neste domingo, 18, é o momento de celebrar a vocação à vida consagrada.

Em sua mensagem, Dom Aviz saúda a Vida Consagrada no Brasil em nome do Papa Francisco e da Congregação como um todo. Ele fala do amor com que acompanham a missão dos consagrados e consagradas no mundo.

O Cardeal também exorta os religiosos para que, em meio a uma sociedade em mudanças, mantenham o essencial e se abram com coragem e alegria aos apelos do Espírito Santo em tempos atuais.

domingo, 18 de agosto de 2013

 
Familiares amigos e comunidade, compareceram a Missa em ação de graças pelo aniversario da D. Maria Raimundo. Momento singular na vida dessa mulher de fibra e coragem que como falou sua filha Fátima: "Mamãe é uma mulher de oração"... seus filhos, netos e bisnetos são testemunho autêntico da figura e o significa da  materno de D. Maria em nosso meio.

Reflexão - Lc 1, 39-56

                      
O encontro de Maria com Isabel nos mostra um pouco do que deve ser um encontro de verdadeiro amor entre duas pessoas. Por um lado, vemos Maria, que vai ao encontro de Isabel assim que sabe da sua situação, vai para servir, fazer com que seu amor se transforme em gesto concreto. Quando encontra Isabel, a saúda, pois valoriza aquele momento de encontro e também a pessoa com quem se encontra. Por outro lado, vemos Isabel que, ao ver sua prima, exalta imediatamente todos os seus valores como mãe do seu Senhor, assim como as suas virtudes. E este encontro termina com um cântico de exaltação ao amor de Deus.
 
Fonte: CNBB

sábado, 17 de agosto de 2013

Comissão da CNBB divulga mensagem pelo Dia do Catequista

E-mail Imprimir PDF
Catequese21.06  
O Dia do Catequista é  celebrado em 25 de  agosto em todo Brasil.  O presidente da   Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, dom Jacinto Bergmann,  divulgou uma mensagem a esses importantes atores da caminhada da comunidade eclesial.
Leia a mensagem:
Mensagem aos/às catequistas do Brasil
Um grande grito de louvor e ação de graças brota do nosso coração, por ocasião, mais uma vez, do Dia do/a Catequista. Nele celebramos o ministério bíblico-catequético de todos nós, tão essencial na vida da Igreja! O que seria da Igreja no Brasil, sem a plêiade de catequistas espalhados por todas as “periferias existenciais” do seu imenso território?

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NOTA AO POVO DE DEUS, AOS HOMENS E MULHERES DE BOA VONTADE, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE



Dom Jaime Vieira Rocha - Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana - Bispo Diocesano de Mossoró

Monsenhor Ivanoff Da Costa Pereira - Administrador Diocesano de Caicó.

 
A Igreja Católica no Rio Grande do Norte, atenta às  aspirações e sofrimentos do Povo de Deus, retratados  norosto das famílias que necessitam das ações básicas de saúde, educação, terra, moradia e segurança pública de qualidade, assume, por este ato, a dor, as angústias e esperanças das famílias rurais campesinas, que neste momento, vivem as incertezas geradas pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, planejada pelo DNOCS, através de decreto de desapropriação do Governo Federal, e pela construção da Barragem de Oiticica, no Seridó, com influência direta nas populações dos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando.

Crise não está na família, mas nas pessoas, afirma Dom Antônio

Fonte: Canção Nova

Dom Antônio Augusto Dias Duarte é Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e membro da Comissão Episcopal da CNBB para Vida e Família
A família não está em crise, mas sim as pessoas que a constituem. Isto é o que defende o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte. A reflexão sobre a família é o foco nesta semana, quando católicos brasileiros celebram a Semana Nacional da Família.

“Eu diria que não é a instituição familiar que está sofrendo crise, mas as pessoas que constituem as famílias e que se deixam infeccionar pela cultura do individualismo e do descarte”, disse o bispo, que também é  membro da Comissão Episcopal da CNBB para Vida e Família.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CNBB disponibiliza boletins de rádio diariamente, em parceria com a RCR .

 
Com o objetivo de dar maior repercussão à atuação dos bispos do Brasil, a CNBB disponibiliza, diariamente, dois boletins de rádio que são veiculados por centenas de emissoras de todo o país. Os materiais estão disponíveis através do portal de notícias da Rede Católica de Rádio (www.rcr.org.br).
O “Boletim da CNBB” é produzido de segunda a sexta-feira, com duração de 2 minutos, no formato de uma matéria jornalística. Trata-se de um breve registro das atividades realizadas na sede da Conferência, tanto pela Presidência, como pelas Comissões de Pastoral e organismos. A responsabilidade da produção é da Assessoria de Imprensa da CNBB, em Brasília (DF).
Já o programa “Palavra da CNBB” também é produzido de segunda a sexta-feira, com duração de cinco minutos. Traz uma breve entrevista com um bispo sobre temas variados. A produção é de responsabilidade da Rede Milícia SAT, de Santo André (SP). O programa é veiculado em rede às 18h05.
Os dois programas podem ser baixados gratuitamente no Portal da RCR, e veiculados por qualquer emissora que desejar.
 Fonte: CNBB

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Agosto mês Vocacional

 
"Vida  consagrada: presença no Reino ", este foi o tema do terceiro encontro do mês vocacioanal, realizado na noite do dia 14 de agosto, na quadra de esporte de Barra do Geraldo, aproximadamente 100 pessoas participaram deste movimento que tem surperado todas as expectivas, assim afirmou a equipe organizadora "a cada reunião o número de participante cresce". A cada encontro uma pastoral ou movimento assume a dinamica, pois o grupo de oração proporcionou uma deliciosa sopa, saboreada pelos presentes. Com a bença final o Diác. permante encerrou o evento e motivo a todos para a próxima quarta-feira, na casa do casal Lourdes e Binha.

Conselho Missionário Nacional abre inscrições para o 3º Encontro de Formação

  
CCMlogoAnimação missionária, direitos humanos e relações étnicos-raciais. Este será o tema de estudo do 3º Encontro de Formação Missionária para coordenadores de Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais, os “Comidis” e “Comipas”. O evento, promovido pelo Conselho Missionário Nacional (CMN), será realizado em Brasília entre os dias 11 e 15 de novembro.
O presidente do CMN, dom Sérgio Arthur Braschi, explica a importância do encontro. “É preciso capacitá‐los e qualificá‐los para enfocar o debate sobre trilhos evangélicos, apontando pistas de ação que mexam, antes de tudo, com uma renovada identidade eclesial”.
Entretanto, a edição deste ano possui um diferencial, como explica a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB, irmã Dirce Gomes. “Nós missionários, no contato com a realidade em que atuamos, sentimos a necessidade de nos engajar mais na questão dos direitos humanos. Por isso, a edição deste ano será em parceria com a Pastoral Afro-Brasileira”.
Ir. Dirce lembra também que a participação dos coordenadores dos Conselhos Missionários é fundamental. “Nós somos os articuladores da missão. Por isso, é muito importante para que possamos colaborar para a obra de evangelização em nossas paróquias e dioceses”.
Participam do Encontro coordenadores dos Comidis e Comipas de todo o país, e também agentes da Pastoral Afro-Brasileira. Para fazer a inscrição e obter outras informações, clique aqui.
A seguir, o cronograma previsto para o encontro:
Segunda, 11 de novembro
19h – acolhida e abertura

Terça, 12 de novembro
CONCEITOS E CONCEPÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS E DAS RELAÇÕES ÉTNICO‐RACIAIS.
Fundamentos filosóficos, sociológicos, antropológicos e políticos
Pe. Dr. José André da Costa, Diretor Geral do IFIBE.

Quarta, 13 de novembro
EDUCAR À IGUALDADE E EDUCAR À DIFERENÇA.
Elementos de educação em Direitos Humanos e relações étnico-raciais
Prof. Dr. Paulo César Carbonari, Diretor Pedagógico do IFIBE.

Quinta, 14 de novembro
MISSÃO E ALTERIDADE: RECONHECIMENTO E FRATERNIDADE.
A evangelização como promoção de uma sociedade justa e solidária: práticas, caminhos, tarefas
Pe. Jurandyr Azevedo Araújo, assessor nacional da Pastoral Afro-­brasileira, e secretários das POM.

Sexta, 15 de novembro, até 12h
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA, DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO‐RACIAIS
Articulação, encaminhamentos e compromissos

terça-feira, 13 de agosto de 2013

IBGE inicia Pesquisa Nacional de Saúde nesta segunda

Fonte: Canção Nova


 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira, 12, em convênio com o Ministério da Saúde e com a coordenação técnica da Fiocruz, a coleta de informações da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 - PNS. Até novembro, cerca de 1.000 entrevistadores visitarão 80 mil domicílios em 1.600 municípios em todo o país, para conhecer a saúde e o estilo de vida da população. A pesquisa também tem o objetivo de produzir dados sobre acesso e uso dos serviços de saúde, ações preventivas, continuidade dos cuidados e financiamento da assistência de saúde.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pastoral Vocacional e Serviço de Animação Vocacional preparam Simpósio Vocacional

 
Pastoral VocacionalCom o tema: “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!”, a Pastoral Vocacional juntamente com o IPV preparam o Simpósio Vocacional do Brasil. O evento será realizado de 16 a 18 de maio de 2014, e tem como objetivo incrementar a cultura vocacional na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e avançar no discipulado missionário como legado batismal, na comunhão e complementaridade de vocações e ministérios na comunidade eclesial. O Simpósio faz parte do 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral da CNBB (Documento 95, p. 48). À luz do Documento de Aparecida e em conformidade às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2011-2015) deseja-se fazer memória de alguns acontecimentos vocacionais. Em âmbito mundial, os 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965) e os 50 anos da instituição do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (1964). Em âmbito continental, os dois Congressos Vocacionais da América Latina e Caribe (1994 e 2011). E, em âmbito nacional, os dois Anos Vocacionais (1983 e 2003) e os três Congressos Vocacionais (1999, 2005 e 2010).
Nesse contexto, deseja-se reforçar a articulação da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) e revigorar as Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), envolvendo membros da PV/SAV, do IPV, da CRB, da CNP, da CND, da OSIB, da CNIS, do CNLB, do Setor Juventude, da Pastoral Familiar, da Catequese e do Movimento Serra. Pretende-se realizar o Simpósio, de forma simultânea, em cinco Regiões do país, para possibilitar maior participação dos agentes de pastoral dos 17 Regionais da CNBB.
A Região Sul reunirá os quatro Regionais (S1, S2, S3 e S4); a Região Nordeste reunirá os cinco Regionais (NE1, NE2, NE3, NE4 e NE5); a Região Norte englobará os três Regionais (N1, N2 e NO); a Região Centro-Oeste também englobará três (quatro) Regionais (O1, O2, N3 e CO); e a Região Leste, congregará seus dois Regionais (L1 e L2).
 
Fonte: CNBB

domingo, 11 de agosto de 2013

Papa explica sobre o verdadeiro tesouro do homem

Fonte: Facebook da Rádio Vaticano

Papa Francisco durante a oração mariana do Angelus neste domingo, 11.

Milhares de fiéis lotaram novamente neste domingo, 11, a Praça São Pedro, no Vaticano, para ouvir e ver o Papa Francisco.  A reflexão do Pontífice, como já é tradição, partiu de um texto preparado, mas o Papa também improvisou e entusiasmou os presentes.
O Papa lembrou que “no Evangelho deste domingo, Lucas nos fala do desejo do encontro definitivo com Cristo, um desejo que nos faz estar sempre prontos, com o espírito desperto, porque aguardamos este encontro de todo coração, inteiramente. Este é um aspecto fundamental da vida cristã”. Envolvendo os fiéis em sua catequese, Francisco convidou a responderem a duas perguntas.A primeira: “Vocês têm realmente um coração desejoso de encontrar Jesus? Ou seu coração está fechado, adormecido, anestesiado? Pensem e respondam em silêncio, em seus corações”, pediu.Em seguida, comentou a afirmação de Lucas “onde está o seu tesouro, está o seu coração”, e fez a segunda pergunta. “Onde está o seu tesouro? Qual é para vocês a realidade mais importante, mais preciosa, a realidade que atrai seu coração como um imã? Pode-se dizer que é o amor de Deus? Alguns poderiam me responder: Pai, mas eu trabalho, tenho família, para mim a realidade mais importante è conseguir manter minha família, meu trabalho... Certo, é verdade, mas qual é a força que mantém unida uma família? É justamente o amor de Deus que dá sentido aos pequenos compromissos cotidianos e que ajuda a enfrentar as grandes dificuldades. Este é o verdadeiro tesouro do homem”.Segundo Papa Francisco, “o amor de Deus não é algo indefinido, um sentimento genérico, não é ar; o amor de Deus tem um nome e um rosto: Jesus Cristo, porque não podemos amar o ar.
Amamos pessoas, e aquela pessoa é Jesus”. “É um amor – explicou – que dá valor e beleza a todo o resto: à família, ao trabalho, ao estudo, à amizade, à arte, a qualquer atividade humana”.
“Este amor dá sentido também – concluiu – às experiências negativas, porque nos permite ir adiante, não ficar prisioneiros do mal, e sim ir além; nos abre sempre à esperança, ao horizonte final de nossa peregrinação. Assim, até os cansaços, quedas e pecados ganham um sentido, porque o amor de Deus nos perdoa”
 

sábado, 10 de agosto de 2013

Comissão da CNBB propõe atividades para Semana da Família 2013

Fonte: Da Redação, com CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB traz sugestões de como celebrar a Semana Nacional da Família 2013. A Semana começa neste domingo, 11, e segue até 17 de agosto, com reflexões sobre o tema “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”.

O evento é realizado nas comunidades eclesiais do Brasil e voltado para todos aqueles que acreditam e amam a família. O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Wladimir Porreca, sugere algumas atividades motivadoras às comunidades paroquiais para a Semana Nacional da Família 2013. As orientações abrangem os âmbitos da Igreja, públicos e das escolas.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Missa em Palmas (TO) marca instalação do Regional Norte 3 da CNBB

Fonte: CNBB


 
“Uma igreja corajosa, missionária e que sirva melhor”. Foram esses os principais direcionamentos apontados pelo presidente do Regional Norte 3, dom Philip Dickmans, durante missa de instalação em Palmas (TO), no último dia 07. O Regional Norte 3 é o mais novo da CNBB, aprovado pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril na cidade de Aparecida (SP).A missa de instalação aconteceu no Centro de Evangelização Casa de Maria Rainha da Paz, em Palmas (TO). Na homilia, dom Philip, que é bispo da diocese de Miracema do Tocantins, também enfatizou que o novo Regional deve ser "uma igreja alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, pois elas nos levam à missão". Ele relembrou os discursos do Papa Francisco no Brasil e reforçou que o Norte 3 deve viver a "cultura do encontro".

Festa de Santa Clara 2013

 

 
 
Aconteceu ontem dia 08/08, a  segunda noite da festa de  Santa Clara da comunidade do Paú-queimado, Lagoa d'Anta-RN. A celebração da palavra foi presidida pelo Diác. João da Barra, com a presença das seguintes  comunidades: FERNANDO DA PISTA, LAGOA DO CHICO e o ministério de música de Lagoa d"Anta. Na ocasião aconteceu a Benção do Santíssimo Sacramento. A festa  acontece até o dia 11 de agosto, seja parte da parte que lhe cabe e boa festa.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Toda uma comunidade evangélica se converte ao catolicismo

Escrito por Eternamente Católicos terça-feira, 6 de agosto de 2013 

Em todo o mundo, cada vez mais protestantes e "evangélicos" retornam à Igreja Católica. Conheça a história do Pastor Alex e de sua comunidade evangélica.

Vídeo do testemunho emocionado de Alex Jones: "Como encontrei a Verdade na Igreja Católica":



Aconteceu nos Estados Unidos. A “Igreja Cristã Maranatha” ficava na Av. Oakman, Detroit. Hoje, o imóvel está à venda.

Tudo começou quando o pastor Alex Jones, 58 anos, passou a trocar o culto pentecostal por uma espécie de réplica da Missa. No domingo, 4 de junho de 2006, durante a celebração da Unidade Cristã e da Ascensão do Senhor, os líderes da congregação decidiram (por 39 votos a favor e 19 contra) dar os passos necessários para torná-la oficialmente católica. Uma história repleta de anseios, surpresas, amor e alegria.

Arquidiocese realiza formação missionária

 

A Comissão Missionária da Arquidiocese promoverá seminário de estudos, como o tema "Comunidade de Comunidades: paróquias missionárias", dia 31 de agosto, das 8 às 16 horas, no auditório do SESC Centro - Cidade Alta, em Natal. O seminário se destina, especialmente, aos membros dos conselhos pastorais e missionários das paróquias, da infância, juventude e famílias missionárias e coordenadores diocesanos de pastorais, serviços e movimentos. O assessor será o Pe. Jaime Patias, das Pontifícias Obras Missionárias, de Brasília.

As inscrições podem ser feitas na sala da coordenação de pastoral, situada no subsolo da Catedral Metropolitana, das 8 às 11h30 e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Cada pessoa pagará uma taxa de R$ 20,00, que dará direito a uma camiseta e ao almoço. "Esse seminário contempla uma das ações da Urgência Um, do Plano Pastoral Arquidiocesano, que pede a formação de uma consciência missionária, priorizando, sobretudo, a formação dos leigos engajados", afirma Pe. Edvaldo Brito, coordenador da Comissão Missionária.
Foto: José Bezerra
Pe. Edvaldo, coordenador arquidiocesano da Comissão Missionária
 
 
 
Fonte: Arquidiocese de Natal

2° Momento do Mês Vocacional - Barra do Geraldo

 
 
 
 Aconteceu ontem, quarta-feira dia 07/08, na residência do Senhor Severino Claúdio  o segundo encontro do mês vocacional com o tema: Família discipular: berço da fé. Foi possível percebe a participação assídua dos fies que compartilharam a temática, contando suas experiência de vida e sobre as diversidade  que a família vem sendo exposta com  tamanha banalização de valores. O terceiro momento acontecerá dia 14/08 na quadra de esporte de Barra do Geraldo. participe!!! Veja mais fotos

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Grupo de Assessores da CNBB debate estudo 104 “Comunidade de comunidades”


         
GA 06 08 13 10
 
Teve início, no dia 5 de agosto, mais uma reunião do Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Estão presentes todos os assessores das 12 Comissões Episcopais Pastorais, além dos assessores das Comissões Especiais.
A reunião é coordenada pelo subsecretário adjunto de pastoral, padre Francisco de Assis Wloch, com a participação do subsecretário adjunto geral, padre Antônio da Silva Paixão. Na primeira sessão de trabalho, na manhã da segunda-feira (5), os assessores participaram da entrega das assinaturas coletadas para o Projeto de Lei Saúde + 10. 
GA 06 08 13 8Nesta terça-feira, dia 6, o tema de estudo é “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Em grupos, os assessores refletiram sobre o texto 104 publicado pela CNBB e fizeram avaliações do conteúdo. Na oportunidade, puderam acrescentar sugestões para o material que será novamente tema central da Assembleia dos Bispos em 2014, podendo ser publicado como Documento. A visita do Papa Francisco ao Brasil e os ecos da JMJ Rio 2013 também integram a pauta de estudos, além do processo de avaliação das Diretrizes Gerais para a Igreja no Brasil. 
A reunião do Grupo de Assessores deve, ainda, debater ao longo do dia sobre o Plano Quadrienal com foco nas atividades das Comissões Pastorais, a comunicação na Conferência, a revista “CNBB em Ação”, entre outros assuntos.
 
Fonte: CNBB

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dra. Zilda Arns poderá ser beatificada; processo iniciará em 2015

Da Redação, com Rádio Vaticano 

Arquivo
Dra. Zilda morreu em missão, vítima do terremoto
que assolou o Haiti, em 2010.

O processo de beatificação da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann – Dra. Zilda – será aberto em 2015, anunciou o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, durante o congresso nacional da entidade encerrado no último dia 2, em Aparecida.

Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda morreu em missão, vítima do terremoto que assolou o Haiti, em 2010. O pleito pela beatificação e santificação não pode ser apresentado antes dos primeiros cinco anos de sua morte, esclareceu o bispo que já convidou os participantes do congresso e voluntários de todo o país para a peregrinação a Curitiba, que vai marcar em 2015 a abertura da causa.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Encontrão do povo de Deus em Serra de São Bento

 
Fiéis das paróquias de Santo Antônio, Nova Cruz, Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Vera Cruz, Passa e Fica, Brejinho e Serra de São Bento, participaram do Encontrão do Povo de Deus, domingo, 4, na Paróquia São Bento, na cidade de Serra de São Bento. 

Palestras, animação, louvor e celebração eucarística fazem parte da programação  que contou com a assessoria da dupla Leia e Sonia. O encontrão terminou com missa presidida pelo coordenador do 8º zonal, Pe. Iranilldo Augusto

sábado, 3 de agosto de 2013

Ser rico não para si, mas para Deus

A liturgia de hoje ensina a vaidade da riqueza. Para que tanto trabalhar, se nada podemos levar e devemos deixar o fruto de nosso trabalho para outros (primeira leitura)? Os pais arrecadam, os filhos aproveitam, os netos põem a perder… No evangelho, Jesus ilustra essa realidade com a parábola do homem que chegou a assegurar sua vida material, mas na mesma noite iria morrer…
Riqueza insensata: Quem é materialista (“materialista prático”, ainda que tenha teorias altamente espirituais), no fundo, só quer conhecer os prazeres do mundo. Para ele, o ensinamento de Jesus é indigesto. Nem por isso esse ensinamento deixa de ser verdadeiro. Não levamos nada daqui. As riquezas materiais não têm valor duradouro nem podem ser o fim último ao qual o ser humano se dedica.
Talvez o consumismo de hoje tenha isto de bom: lembra-nos essa precariedade. O produto que compramos hoje já sairá de moda amanhã, e depois de amanhã já nem haverá peças de reposição para consertá-lo! Nossa nova TV estará fora de moda antes de terminarmos de pagar as prestações… Por outro lado, esse consumismo é grosseira injustiça, pois gastamos em uma só geração os recursos das gerações futuras. Se as coisas valem tão pouco, melhor seria não as comprar e voltar a uma vida mais simples e desprendida. Poderia até sobrevir, como consequência, uma recessão econômica, mas também haveria menos necessidade de dinheiro para ser gasto…
A caça à riqueza material é um beco sem saída. A razão por que se insiste em produzir sempre mais é que os donos do mundo lucram com a produção, sobretudo das coisas supérfluas que enchem as prateleiras das lojas. Para vendê-las, criam e excitam nas pessoas a necessidade de possuí-las, mediante a publicidade na rua, no jornal, na televisão. Quando então as pessoas não conseguem adquirir todas essas coisas, ficam irrequietas; quando conseguem, ficam enjoadas; e nos dois casos surge mais uma necessidade: a psicoterapia…
A “sabedoria do lucro” é injusta e assassina. Leva as pessoas a desconsiderar os fracos. Um presidente deste nosso país chegou a dizer que “quem não pode competir não deve consumir”… O sistema do lucro e do desejo sempre mais acirrado precisa manter as desigualdades, pois parte do pressuposto de que todos querem superar a todos. Tal sistema é “intrinsecamente pecaminoso”, disseram os papas Paulo VI e João Paulo II.
Ser rico não para si, mas para Deus. Não amontoar riquezas que, na hora do juízo, serão as testemunhas de nossa avareza, injustiça e exploração (cf. Tg 5,1-6), mas riquezas que constituam a alegria de Deus!
Não adianta muito discutir se a produção tem de ser capitalista ou socialista, enquanto não se tem claro que o ser humano não existe para a produção, e sim a produção para o ser humano. O qual, se for sábio, tentará precisar dela o menos possível. Usá-la-á para fazer amigos que o “recebam nas moradas eternas” (Lc 16,9).

Pe. Johan Konings, sj

Casa Nova e Feliz Aniversário

 
 
Diác João da Barra e a aniversariante Joana 
 
Uma festa tamanho carinho, verdade, sinceridade, vitória... e muita alegria, e convidados que além dos presentes, entregaram o melhor presente que alguém pode receber, a própria presença amiga do outro. Foi nessa dinâmica que aconteceu a festa da aniversariantes JOANA da Fernando da Pista, que na ocasião deu graças a Deus pelo dom da vida  e pela concretização do sonho da casa própria, Marizete Balbino proferiu palavras de boas vindas em nome da baluarte da festa, facultou a palavra ao Diác. João da Barra, que fez a proclamação da palavra de Deus, seguida da benção da casa Nova. Amiga Joana. Parabéns!!! tudo de bom e de belo!!! Deus Abençoei. 
 
Clique em mais informações abaixo e veja mais fotos do evento.