quarta-feira, 30 de julho de 2014

Seminaristas Erivan Junior e Wagner Antônio serão ordenados Diáconos


425728_270295846375661_599194032_n
Erivan Junior e Wagner Antônio
Os Seminaristas Erivan Araújo da Silva Junior e Wagner Antônio Martins serão ordenados diáconos próxima quinta-feira, (31/06/2014), às 17h, no Santuários dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, bairro Nazaré, zona oeste de Natal. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.

Segundo a Constituição Dogmática Lumen Gentium, no nº 29, o diácono exerce um serviço específico na Igreja: “administrar o Batismo solene, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar em nome da Igreja aos Matrimônios, levar o viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o Povo, presidir ao culto e as orações dos fiéis, administrar os sacramentos e presidir aos ritos dos funerais e da sepultura”. E, ainda, de maneira sintética, o mesmo texto diz: “servem o Povo de Deus na diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade”.
Atualmente Erivan Junior desenvolve seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta e Wagner Martins, na Paróquia da Senhora Sant’Ana, em Santana do Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário