sexta-feira, 28 de março de 2014

Papa Francisco propõe Dia do Perdão


O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização convida as dioceses de todo o mundo para um gesto de comunhão com o papa Francisco, que propôs “24 horas para o Senhor”, o Dia do Perdão.
 Na oração do Ângelus do domingo, 23, o papa disse que o momento será penitencial, tendo início hoje, 28, com missa na Basílica de São Pedro, às 17h (horário do Vaticano). “Será uma festa do perdão, que terá lugar também em muitas dioceses e paróquias do mundo”, disse Francisco no Ângelus.
Confissões
Durante a noite, algumas igrejas do centro de Roma serão abertas para a oração e a atendimento de confissões. O papa confessará alguns fiéis, após presidir a celebração penitencial.
O dia dedicado ao Sacramento da Reconciliação também terá a presença de confessores em três igrejas do Centro Histórico de Roma, a partir das 20 horas: Sant’Agnese in Agone, Santa Maria in Trastevere e Igreja dos Santos Estigmas, com Adoração Eucarística, durante a noite.
O Dia do Perdão será concluído no sábado, 29, com a celebração das Vésperas do IV Domingo da Quaresma, presidida por dom Rino Fisichella, na igreja do Santo Espírito, em Sassia.
Fonte: News.va/CNBB

terça-feira, 25 de março de 2014

COMPLEXO DO ALEMÃO TERÁ JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE


alemao
Neste ano, a Jornada Mundial da Juventude, realizada nas dioceses, será celebrada no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3), escolhido pelo Santo Padre. No Rio de Janeiro, a mobilização com a juventude será no Complexo do Alemão.
As atividades terão início, no sábado, 12. A partir das 14h, os jovens das paróquias, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais da juventude são convidados a se concentrar na Praça de Inhaúma, zona norte do Rio, em frente à Paróquia São Tiago, para a procissão dos ramos que vai se dirigir até o Complexo do Alemão.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Papa nomeia bispo para Palmares (PE)


O papa Francisco nomeou hoje, 19, dom Henrique Soares da Costa, como bispo de Palmares (PE), transferindo-o da arquidiocese de Aracajú (SE), onde era bispo auxiliar. A diocese estava vacante após renúncia de dom Genival Saraiva de França, acolhida pelo papa Francisco, conforme prevê o Código do Direito Canônico.
Dom Henrique Soares da Costa nasceu em 11 de abril de 1963, em Penedo (AL). Recebeu a ordenação presbiteral no dia 15 de agosto de 1992. Foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI em 1º de abril de 2009, sendo ordenado em 16 de junho do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Apascentar em Cristo”.
Formação
O novo bispo de Palmares (PE) é formado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas. Cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (1993-1994). Possui mestrado em Teologia Dogmática com ênfase aos estudos da eclesiologia.
Trajetória
Na arquidiocese de Maceió, foi membro do Conselho Presbiteral, do Cabido Metropolitano, do Colégio de Consultores; Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes. Atuou como professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Lecionou, ainda, no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife. Foi vigário episcopal para os leigos, membro do Cabido dos Cônegos da Catedral  e coordenador da Comissão de Formação Política

sexta-feira, 7 de março de 2014

Padre potiguar morre em Fortaleza


Padre Werlen faleceu aos 37 anos de idade


O Padre Werlen Arcanjo de Oliveira Campos, 37 anos, natural de Arez (RN), faleceu nesta sexta-feira, em Fortaleza (CE). Há mais de um ano ele se tratava de um câncer. O velório acontece na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Praia do Futuro, na capital cearense. Neste sábado, 8, às 7h, na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Lourdes, acontece missa de corpo presente, seguida do sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano.

Padre Werlen estudou no Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, nos anos de 1997 e 1998. Foi ordenado sacerdote, em 9 de novembro de 2007, na Arquidiocese de Fortaleza. Desde 13 de janeiro deste ano ocupava a função de administrador paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Lourdes, em Fortaleza.
Foto: divulgação

segunda-feira, 3 de março de 2014

“Hora da Família” propõe reflexão sobre a espiritualidade


A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB apresenta a edição 2014 do subsídio “Hora da Família”, que já está disponível para aquisição. Com uma proposta moderna e explicativa, o material é organizado em duas partes, sendo sete encontros de reflexão sobre a família e dez celebrações como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Aniversário de Casamento, Família Cidadã e Eleições, e ainda uma celebração especial para a Copa do Mundo 2014.
 O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano, será de 10 a 16 de agosto. É possível encontrar no livreto roteiros de orações, cantos, o calendário da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, contatos dos casais responsáveis pela pastoral nos regionais, instruções sobre associação de famílias e a organização da própria Comissão Vida e Família da CNBB.