quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Papa pede ao Conselho Mundial de Igrejas que apoie missão da família

Fonte:CNBB

O papa Francisco enviou mensagem ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, por ocasião da Assembleia Geral do Conselho Ecumênico Mundial das Igrejas (CMI), que tem início hoje, 30, e prossegue até 8 de novembro, em Busan, Coréia do Sul.

Comunicadores debatem “Jornalismo público e cidadania”, no 3º dia do Muticom

Fonte: CNBB

8º Muticom tem a presença de pesquisadores renomados.
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, avalia de forma positiva os desdobramentos dos trabalhos do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento reúne até esta quinta-feira, 31, em Natal (RN), agentes de pastoral, profissionais e estudantes de todo o Brasil para debater comunicação e cidadania em seus meios e processos.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Fonte: cnbb
Muticomabertura2013 640x394 “Comunicação e Participação cidadã: meios e processos” é tema do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), aberto oficialmente na noite deste domingo, 27 de outubro, no hotel Praiamar, em Natal (RN). A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano da arquidicese de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, e pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
“Se eu puder definir este 8º Muticom com uma palavra, eu diria esperança. Uma esperança que não decepciona, e esta alegria de ver cada vez mais o desafio de Paulo VI, que seremos julgados pelas futuras gerações pelo bom ou mau uso que fizermos dos meios de comunicação”, afirmou dom Dimas. “Acho que o Mutirão vai ser um momento de muita comunhão, de partilha no que diz respeito à nossa missão”, afirmou a presidente da Signis Brasil, irmã Helena Corazza, em entrevista ao site do evento.
Muticomaberturaplateia2013 640x427As atividades continuam nesta segunda-feira no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com celebrações, seminários e a Feira de Comunicação. Hoje, a programação começa com missa, seguida de uma conferência com o jornalista Muniz Sodré. No período da tarde, ocorrerão, simultaneamente, os 14 grupos de trabalho.
Para a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, a realização do Muticom em parceria com a universidade é um fato muito positivo. “Neste evento vamos ter a possibilidade de fazer uma discussão cientifica acadêmica da questão da comunicação sobre os meios e processos que venham  qualificar a atuação na comunicação da religião católica”.
A programação acadêmica do 8º Muticom termina na quinta-feira, 31. Na sexta-feira, 1º de novembro, será dedicada a passeios. As notícias do evento podem ser acompanhadas também no site oficial, ou por meio do aplicativo exclusivo para smartphones.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Confira como foi a Jornada das Famílias no Vaticano

Fonte: Canção Nova


Reprodução CTV
Papa Francisco durante a Missa deste domingo
Com a Missa celebrada neste domingo, 27, Papa Francisco encerrou a Jornada das Famílias no Vaticano. O evento que aconteceu por ocasião do Ano da Fé começou neste sábado, 26, contando com a presença de famílias de várias partes do mundo.

Em sua homilia, o Papa destacou a necessidade de saber rezar em família, rezando um pelos outros, com fé e simplicidade. Francisco também lembrou que a verdadeira alegria da família vem da harmonia entre as pessoas, um sentimento cuja base está e Deus. “Só Deus pode criar a harmonia das diferenças. Se falta o amor de Deus, também a família perde a alegria”.

Acesse as matérias completas sobre a Jornada das Famílias no especial papa.cancaonova.com
Ao final da celebração, o Santo Padre fez uma oração diante de um ícone da Sagrada Família de Nazaré. Em seguida, rezou o Angelus, pedindo a proteção de Maria para todas as famílias, em especial as mais necessitadas.

No sábado, 26, as famílias tiveram um encontro com o Sumo Pontífice. Na ocasião, o convite deixado pelo Sucessor de Pedro foi para que as famílias saibam viver a alegria da fé e saibam exercer o perdão. “É preciso ter a coragem de pedir desculpa quando, na família, nós erramos”, disse.

Além da Missa e do encontro com o Papa Francisco, a festa da família em Roma ofereceu aos presentes atrações musicais, teatro, oração e reflexão em torno do tema “Família, viva a Alegria da fé”. O encontro foi promovido pelo Pontifício Conselho para as Famílias. 

Enem 2013 termina sem registro de vazamentos e com 36 eliminados

Fonte: Canção Nova


Dos mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste fim de semana, 26 e 27, cerca de 29% não compareceram às provas. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 5,05 milhões de candidatos fizeram o exame. Os dados são do segundo dia de prova e ainda podem ser revisados para cima. O resultado final da prova será divulgado na primeira semana de janeiro.

As abstenções, segundo Mercadante, têm se mantido constantes desde 2009, quando a taxa chegou a 37,7%. No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. Este ano, o número de participantes é recorde, 20% a mais que o de 2012. O crescimento, desde 2009, está em 95%.  Sobre a questão da segurança, o ministro destacou que não houve vazamento.

O MEC informou que 12 candidatos foram eliminados neste domingo, 27, por terem usado celulares no local da prova. Eles postaram imagens da prova e do cartão de resposta nas redes sociais. Nos dois dias do Enem, 36 candidatos foram excluídos do exame por esse motivo. A pasta continuará monitorando as redes sociais por tempo indefinido.

O ministro também mencionou as fortes chuvas no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de casos de falta de energia em algumas localidades, fatos que, segundo ele, não prejudicaram a realização do exame.

O Enem foi realizado neste final de semana em 1.161 municípios. O gabarito será divulgado no dia 30 de outubro, na internet, no site do Inep.

domingo, 27 de outubro de 2013

Tweets do Papa são "pílulas de esperança", diz Dom Claudio Celli

Fonte: Canção Nova


Arquivo
Dom Claudio Maria Celli
O Papa Francisco, com sua conta no Twitter "@Pontifex", possivelmente alcançará neste final de semana a marca dos 10 milhões de seguidores, graças também ao grande encontro das famílias que neste sábado e domingo realizarão a sua peregrinação ao Túmulo de São Pedro, com dois dias de encontros com o Santo Padre.

“Para nós, o importante é o seguinte: é o Papa que quer falar com os homens e as mulheres de hoje com uma linguagem que é compreensível e que é muito usada. Utiliza a linguagem do tweet, portanto, de somente 140 caracteres, para expressar seu pensamento, a sua palavra, para estar do lado dos homens e das mulheres de hoje”, disse o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.
Segundo bispo, um tweet do Papa chega a mais de 60 milhões de pessoas. “Isso significa que no caminho da vida, com as dificuldades, os momentos não fáceis, cada um desses amigos recebe em seu celular o tweet do Papa que podemos definir uma ‘pílula’, ‘uma gota de espiritualidade, de esperança’, explicou Dom Claudio.

A utilização do Twitter também foi importante para a mobilização em favor da paz na Síria, em setembro passado. O bispo explica que os tweets do Papa desempenharam naquele momento um “papel excepcional”. “Ajudaram a refletir, a rezar, a entender o que estava ocorrendo e a tomar uma posição", afirmou.

Para Dom Celli, as mensagens do Papa da rede social são de redescoberta da pessoa de Jesus Cristo. “É Ele que dá um sentido ao nosso caminho, é Ele que está conosco e partilha o nosso caminhar. E, muitas vezes, é o próprio tweet – que podemos ler em nosso celular – que nos ajuda a entender essa proximidade, que não estamos sozinhos".

No momento, as 9 contas do Papa Francisco no Twitter – espanhol, inglês, italiano, português, francês, latim, alemão, polonês e árabe – totalizam cerca de 9 milhões e 980 mil seguidores, sendo que a conta em espanhol registra mais de 4 milhões de seguidores.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Conselho Permanente: Cáritas divulga Campanha Mundial de Combate à Fome

IMG 9224A Cáritas Brasileira apresentou hoje, aos bispos do Conselho Permanente, a Campanha Mundial “Uma família humana – Pão e Justiça para todos”, a ser lançada em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O lançamento ocorrerá simultaneamente em todo o país em consonância com o lançamento em nível mundial. 
Segundo a diretora executiva da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, a Campanha “quer unir a humanidade como uma família e fazer que esta família, unida, assuma a causa do combate à fome e à pobreza até que sejam extintas”.
A proposta é sensibilizar a sociedade sobre a fome, miséria e desigualdade no mundo e no Brasil; mobilizar a Igreja e a sociedade para um diálogo sobre a realidade no país, a fim de colaborar para uma mudança efetiva da situação; evidenciar ações da Igreja no enfrentamento da fome, pobreza e desigualdade sociais e promover gesto concreto em favor do povo do Haiti.
Apoio à Síria
Ainda durante a reunião, a CNBB decidiu somar-se a outras entidades na campanha humanitária de apoio à Síria. De acordo com o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Damasceno Assis, trata-se de uma campanha de arrecadação de recursos materiais e financeiros e de divulgação sobre a situação do povo sírio, com a finalidade de ajudar a diminuir o sofrimento tanto das pessoas que ficam no país como dos refugiados. “Sobretudo, agora, no inverno, quando as pessoas vão para os campos e necessitam de alimento, roupas e outros materiais”, lembrou dom Damasceno.

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação começa domingo

Cerca de 800 pessoas, de várias partes do Brasil, chegarão à capital potiguar, no próximo domingo, 27, para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento, que se estende até o dia primeiro de novembro, tem como tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.
A abertura acontece domingo, 27, às 19 horas, no auditório do Hotel Praia Mar, na Via Costeira de Natal. Na ocasião, haverá apresentação da Camerata de Vozes do RN e do cantor e compositor Ismael Du Mangue, além de saudações proferidas pelos representantes das instituições promotoras do Mutirão: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através das unidades acadêmicas: Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Padre e psicólogo comentam problemática do suicídio


Jéssica Marçal
Da Redação


Arquivo
Citando o que diz o Catecismo, padre Mário explica que ainda há salvação para os que atentaram contra a própria vida
Neste mês de outubro, a intenção de oração geral do Papa Francisco traz à tona a problemática do suicídio. O Santo Padre reza por todos os que estão desesperados a ponto de desejar o fim da própria vida, para que sintam a proximidade de Deus.

Mas o que leva uma pessoa ao suicídio? Segundo o psicólogo João Carlos Medeiros, que trabalha com psicologia há 20 anos, os motivos podem variar de uma frustração a transtornos psiquiátricos. Especialmente o “vazio” de um mundo secularizado pode levar ao esvaziamento existencial e à depressão, causando desespero maior como o suicídio.

João explica que, por algum desses dois fatores, a mente da pessoa entra em tal estado que ela acha melhor a morte como solução para um problema que ela tem em vida.

“Ela não percebe as consequências que isso pode gerar na vida dela ou então na vida das pessoas que vão ficar. Ela não se dá conta disso. Ela está em uma frustração muito grande, em um vazio existencial e não vê sentido na vida”.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Núncio Apostólico encontra-se com bispos do Conselho Permanente

Fonte: CNBB

Núncio ApostólicoO núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, esteve presente na abertura da reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve início hoje pela manhã e prossegue até quinta-feira, dia 24. Na ocasião, o núncio recordou a visita do papa Francisco ao país e seus discursos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ocorrida em julho deste ano. “Nós bispos, sacerdotes, religiosos e fieis ficamos muito marcados pela visita do Santo Padre e, de modo especial, pelo jeito simples e acolhedor com o qual ele viveu os dias da JMJ: rapidamente fomos levados a considerar o Santo Padre como um de nós, um brasileiro que soube se colocar ao nosso alcance, sem criar barreiras, mas, ao contrário, abrindo caminhos e portas para poder chegar a ele com muita facilidade”, disse o núncio aos bispos do Conselho Permanente.

A Igreja deve "intrometer-se" em assuntos científicos?

Fonte: Canção Nova

Padre Mário Marcelo Coelho, scj


Arquivo pessoal/twitter
Padre Mário Marcelo é doutor em Teologia Moral
Estamos vivendo um momento intenso de reflexão sobre temas referentes à vida humana. Os avanços científicos, sobretudo na Engenharia Genética suscitaram debates éticos. Os vários setores do poder público, judiciário, religioso, científico e privado estão mobilizados neste debate.

Dentro desse cenário de enorme avanço científico no campo da genética, as questões que confrontam o cientificamente possível e o eticamente admissível serão cada vez mais frequentes.

A vida humana está em pauta. Quando começa? O que a caracteriza? Como deve ser respeitada em sua dignidade? O que é interessante é que estes temas estão sendo comentados em casas, nas escolas, Igrejas, na rua, entre amigos, etc.

O debate público é de enorme relevância, pois a Igreja mesma entende a necessidade do esclarecimento sobre o respeito à dignidade da pessoa. A competência da comunidade de decidir sobre os rumos da engenharia genética não deve ficar só nas mãos dos cientistas e dos políticos. A humanidade inteira deve ter suas instâncias de participação.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Grupo de oração e terço online: formas inovadoras de evangelizar


André Cunha
Da Redação

Ilustração
“Está aberta uma nova era: a da evangelização na Internet”, disse Bento XVI, em 2010
Explorar os recursos virtuais como campo de missão é um pedido da Igreja a todos os fiéis. O Papa emérito Bento XVI, ao anunciar em 2010 a mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, afirmou estar aberta uma nova fase para a missionariedade da Igreja: a da evangelização na Internet.
No Brasil, já é possível verificar inúmeras iniciativas que, por meio da rede mundial de computadores, levam a Palavra de Deus a um grande números de fiéis.

Uma das iniciativas, é o Grupo de Oração virtual produzido pela WebTV do Sistema Canção Nova de Comunicação. O encontro virtual acontece todas as quartas-feiras, das 14h às 14h30, e é transmitido ao vivo, exclusivamente pela internet. 
O programa é apresentado pela missionária Eliana Ribeiro e os internautas têm a oportunidade de interagir com a apresentadora, enviando seus pedidos de oração e testemunhos. 

sábado, 19 de outubro de 2013

Médica fala sobre desafio de conciliar medicina e fé

Fonte: Canção Nova

STF
Dra. Elizabeth Kipman Cerqueira durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal
Nesta sexta-feira, 18, dia do médico e de São Lucas, padroeiro desses profissionais, o Canção Nova em Foco conversa sobre medicina e fé com a Dra. Elizabeth Kipman Cerqueira, especialista em ginecologia e obstetrícia e diretora do Centro Interdisciplinar de Estudos em Bioética (Cieb) do Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí (SP).

Dra. Elisabeth, que é católica, destaca que conciliar medicina e fé, por vezes, é como "viver perigosamente". Ela explica que, cada vez mais, há na sociedade a ideia de que a ciência pode tudo e a fé, ou qualquer argumento relativo à ela, seria um atraso. "Nesse aspecto, exige firmeza, que a gente tenha clareza dos conceitos e não se deixe seduzir apenas por um progresso científico". Para ela, a ciência deve ser orientada pela fé.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dom Jaime estreia Programa no Rádio

                                                                                                                                                                Foto: Cacilda Medeiros
"A Voz do Pastor" é o nome do programa que o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, está apresentando, diariamente, desde a última segunda-feira, na Rádio Rural de Natal, às 6h15min. O programa também está sendo retransmitido por mais cinco emissoras: 87 FM Zona Norte; 87 FM Natal; FM São Gonçalo; FM Manguezal, de Canguaretama, e Santana FM, na zona norte de Natal.

O programa é levado ao ar de segunda a sábado, com dez minutos de duração, e consta de reflexão e de informações pastorais. Durante esta semana que pasosu, foi ao ar às 6h15. Mas, durante o período do horário de verão, que começa neste domingo, 20, o programa irá ao ar às 7 horas.


Fonte:Arcebispo de Natal


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Seminário promove Semana de Estudos

A Academia de Estudos Padre Anchieta, do Seminário de São Pedro, promove a Semana de Estudos sobre Arte Sacra, no período de 23 a 25 deste mês, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, da paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (Antiga Catedral), na Cidade Alta, em Natal. No dia 23, haverá cerimônia de abertura, com um concerto do grupo de Trompetes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguida de conferência sobre "A conservação da memória histórica religiosa a partir da restauração do patrimônio sacro", com Maria Simone Guilherme de Souza Medeiros, especialista em artes visuais e restauradora de obras sacras. No dia 24, a partir das 9 horas, haverá duas conferências, pela manhã, e dois minicursos, à tarde. No dia 25, pela manhã, duas conferências.

O encerramento ocorrerá na Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo), às 19h30, com um concerto da Camerata de Vozes do RN. Para participar, precisa se inscrever. As inscrições são feitas no http://arquidiocesedenatal.org.br/arte_sacra.html

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Estudo 104 da CNBB será tema da Assembleia do regional Sul 1


sul1cnbb 640x430










A "Renovação da Paróquia", proposta pela Estudo 104 da CNBB "Comunidades de comunidade: uma nova paróquia", será tema principal da 35ª Assembleia das Igrejas Particulares do regional Sul 1 da CNBB. O evento acontece de 18 a 20 de outubro, em Indaiatuba (SP), com a participação de bispos, padres, religiosas e leigos de todo o estado de São Paulo. Ao todo, são esperados 220 participantes.
De acordo com o secretário geral do Regional, dom Tarcísio Scaramussa, a reflexão sobre o tema da assembleia terá início com uma palestra do bispo de Marília (SP) e membro da Comissão da CNBB de redação do estudo 104, dom Pedro Carlos Cipolini. Na sequência, o arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, apresentará cinco experiências de novas formas de comunidades evangelizadoras: Sistema Integral da Nova Evangelização (SINE), Missões Redentoristas, Missões Populares, Células Católicas, Alpha. Na oportunidade, haverá partilha de outras experiências, em grupos e plenário.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Encerramento da 83° Festa de Nossa Senhora Aparecida - Barra do Geraldo


Foto: Antonio Mendes


Uma das maiores festa da historia da Barra do Geraldo, a mesma foi organizada com o objetivo de proporcionar um verdadeiro encontro com Jesus Cristo, para a equipe organizadora, a surpresa foi a excelente participação dos fies todas as noite.















Bispo brasileiro é nomeado Secretário da Congregação para os Bispo


BrasaopapaFrancisco















O papa Francisco nomeou hoje, dia 12, dom Ilson de Jesus Montanari como secretário da Congregação para os Bispos. Dom Ilson era oficial da Congregação e, com a nomeação, recebe a dignidade de arcebispo.
Nascido em 18 de julho de 1959, em Sertãozinho (SP), foi ordenado sacerdote em 18 de agosto de 1989. Estudou Direito, Economia e Filosofia em Ribeirão Preto. Cursou Teologia na Universidade Gregoriana em Roma.
Em 2008 tornou-se oficial na Congregação para os Bispos, que é presidida pelo canadense, cardeal Marc Ouellet.

Fonte: Rádio Vatican