quarta-feira, 31 de julho de 2013

Arcebispo recebe imprensa e fala sobre vinda do papa Francisco

 

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu na tarde da última terça-feira (30), a imprensa natalense, para uma coletiva. O tema foi a Jornada Mundial da Juventude, da qual ele foi um dos catequistas, e também, a vinda do papa Francisco ao Brasil e a importância deste momento para a Igreja Católica. Também participou da coletiva, o padre Inácio Lopes, coordenador do setor juventude, da Arquidiocese de Natal.
Foto: Cacilda Medeiros

Dom Jaime recebeu a imprensa para falar da JMJ e da visita do Papa Francisco
       
Segundo Dom Jaime, uma das características mais marcantes do sumo pontífice, foi a simplicidade. “Francisco chama atenção a essa simplicidade, de não nos submetermos a uma mentalidade de príncipes da Igreja, mas de servidores, de pessoas desinstaladas, de pobres, e que estejam, sobretudo, próximas do povo”, frisa.

O arcebispo também destacou o convite feito pelo santo padre ao povo. “A grande chamada e mensagem do papa é essa: sair de si, ir ao encontro e levar nosso Senhor às pessoas. Também destaco as atitudes de Francisco, que mostravam liberdade, em relação à realidade do mundo atual. É uma pessoa realmente cativante. Para nós, foi, com certeza, um momento profundo de renovação e entusiasmo”, pontua.

Em relação à Jornada Mundial da Juventude, Dom Jaime ressaltou a importância do evento para a renovação da fé das pessoas. “Durante esses dias, era possível perceber a paz que este evento trouxe para a cidade, bem como, os sentimentos de fraternidade e harmonia. O amor de Deus, a alegria, o acolhimento, contagiou a todos, independentemente de crenças religiosas”, destaca.

Para o padre Inácio Lopes, a JMJ superou as expectativas. “Já havia participado da edição de Madri, em 2011, mas, o Brasil tem esse aspecto do povo caloroso e de muita fé. As pessoas que estavam ali, buscavam um único objetivo, o encontro com Deus e com o próximo. Acredito que o grande legado que a Jornada deixa, é o da evangelização da juventude”, avalia.
 
Fonte: Arquidiocese de Natal
 
 
 

Ter Cristo e a Igreja sempre no centro da própria vida – Papa Francisco aos jesuítas no dia festa de Santo Inácio de Loyola

Por ocasião da festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, e que se celebra liturgicamente no dia 31 de Julho, o Papa Francisco celebrou na manhã desta quarta-feira, com os Jesuítas, seus amigos e colaboradores, a santa Missa na Igreja del Gesù, em Roma. Foi uma Missa celebrada em forma privada, como aquelas na Capela da Casa Santa Marta. Com o Papa concelebraram, o Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, D. Luís Ladária, o Superior Geral da Companhia de Jesus, P. Adolfo Nicolas, membros do Conselho geral dos Jesuítas, e mais de duzentos padres jesuítas.

Na homilia o Papa submeteu aos seus confrades três pontos de reflexão: antes de mais, partindo do emblema dos jesuítas “Iesus Hominum Salvator”, recordou que isto é algo que nunca devem esquecer: a centralidade de Cristo na vida de cada um dos jesuítas e de toda a companhia. Jesus é o único ponto de referencia, e não os interesses pessoais de cada um. Isto deve levar cada um a perguntar-se se realmente põe Cristo no centro da própria vida. Se não o faz, erra. A esta centralidade de Cristo – acrescentou ainda o Papa Francisco – corresponde também a centralidade da Igreja. Não se trata de dois caminhos paralelos ou isolados.

Arquidiocese de BH celebra Jubileu de Nossa Senhora da Piedade

 


 
O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado na cidade de Belo Horizonte (MG), preparou uma série de celebrações e atividades para comemorar o Jubileu de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais. As festividades começaram no último dia 21 e se estenderão até 12 de outubro.

O Estado de Minas Gerais foi consagrado a Nossa Senhora da Piedade em 31 de julho de 1960, após decreto do Papa João XXIII, por meio das Letras Apostólicas "Haeret animia", de 20 de novembro de 1958.
Dia 31 de julho, os 53 anos da proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira do  Estado de Minas Gerais, será comemorado com a assinatura de convênios. O ato se dará em parceria com o Governo de Minas Gerais para a revitalização do conjunto arquitetônico, paisagístico, histórico e cultural do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade .
Na festa da Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto, a juventude arquidiocesana de BH fará uma peregrinação ao Santuário. De 8 a 15 de setembro, a arquidiocese mineira promove os dias de celebração das Dores de Maria, culminando no dia 15, festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado.
E no último dia das comemorações, 12 de outubro, a arquidiocese encerra os festejos do Jubileu em comunhão com o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, celebrando a solenidade da Padroeira do Brasil. Neste dia, o movimento “Terço dos Homens” da arquidiocese fará uma peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.
Confira a programação completa do Jubileu de Nossa Senhora da Piedade em Belo Horizonte.
 
Fonte: Canção Nova 

terça-feira, 30 de julho de 2013

Frei Fernando Rossi morre aos 95 anos

 

Religioso acompanhou Frei Damião em peregrinações pelo Nordeste. Com 95 anos, ele estava internado na UTI com infecção generalizada.

 
Frei Fernando Rossi morou em Pernambuco e Alagoas (Foto: Divulgação)Frei Fernando Rossi percorreu o Nordeste em
missão religiosa junto a Frei Damião
(Foto: Arquivo/P.N.S.P.N.D.)
O Frei Fernando Rossi, conhecido por acompanhar Frei Damião em suas peregrinações pelo Nordeste, faleceu, na tarde deste domingo (28), no Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, município que fica a 135 km da capital alagoana. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde a noite da quinta-feira (25), devido às complicações de saúde provocadas por problemas cardíacos.

Com 95 anos de idade e vivendo há 16 anos na Vila São Francisco, povoado do município de
Quebrangulo, interior de Alagoas, o Frei Fernando Rossi foi a óbito, segundo o laudo médico, após apresentar complicações devido a uma doença pulmonar obstrutiva crônica e infecção genealizada.

O corpo do Frei Fernando, que nasceu na Itália em 20 de julho de 1918, foi liberado e seguirá para Vila São Francisco, onde será velado e sepultado, segundo nota oficial emitida pela Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, ordem a qual o religioso era vinculado.
 
Companheiro de Frei Damião por mais de 50 anos, Frei Fernando Rossi, cujo nome de batismo é Guiseppe Rossi, é italiano e veio para o Brasil em 1946. Ao lado de Frei Damião, percorreu todo o Nordeste do Brasil em missões, procissões e na pregação do Evangelho de Cristo.

Ele estudou 13 anos em um seminário até ser ordenado padre no dia 29 de fevereiro de 1942. Quatro anos depois seus superiores italianos o enviaram ao Brasil, especificamente, para Recife, em 1947, quando recebeu ordens para acompanhar o missionário Frei Damião nas missões.

Ele permaneceu acompanhando Frei Damião até a morte do religioso, em 31 de maio de 1997. O frei residiu por 17 anos no Convento de São Félix de Cantalice, bairro do Pina, em Recife, até que o ministro-geral da Ordem, John Corriveau, passou a administração do convento para os religiosos brasileiros. Depois disso, ele mudou para a Vila de São Francisco, onde passou 16 anos.
 
                                                                          Fonte: G1 Alagoas

Reveja a trajetória do Papa Francisco em sua visita ao Brasil

Fonte: Wesley Almeida / CN

"O povo brasileiro é maravilhoso", afirmou o Papa

Terminou na noite deste domingo, 28, a primeira Viagem Apostólica do pontificado do Papa Francisco. O Pontífice esteve no Brasil entre os dias 22 e 28 de julho para presidir a 28º Jornada Mundial da Juventude, a segunda em território latinoamericano.
A Canção Nova realizou a cobertura completa da JMJ Rio2013 e acompanhou os passos do Papa junto aos peregrinos no país. [Acesse a cobertura completa].
Reveja abaixo as principais atividades do Santo Padre durante sua visita ao Brasil:

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Discurso do Papa Francisco aos dirigentes do CELAM

                         Íntegra       

Fonte: Canção Nova     
       
Brasão do Papa
 

Viagem Apostólica ao Brasil
Discurso do Papa Francisco
Encontro com os dirigentes do CELAM
Sábado, 28 de julho de 2013
1. Introdução
Agradeço ao Senhor por esta oportunidade de poder falar com vocês, Irmãos Bispos responsáveis do CELAM no quadriênio 2011-2015. Há 57 anos que o CELAM serve as 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, colaborando solidária e subsidiariamente para promover, incentivar e dinamizar a colegialidade episcopal e a comunhão entre as Igrejas da Região e seus Pastores.
Como vocês, também eu sou testemunha do forte impulso do Espírito na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida no mês de maio de 2007, que continua animando os trabalhos do CELAM para a anelada renovação das Igrejas particulares. Em boa parte delas, essa renovação já está em andamento. Gostaria de centrar esta conversação no patrimônio herdado daquele encontro fraterno e que todos batizamos como Missão Continental.

sábado, 27 de julho de 2013

A ORAÇÃO DO DISCÍPULO

 
 
Pessoas muito racionalistas experimentam geralmente dificuldade quanto à oração de súplica. Acham bom rezar para adorar ou agradecer, pois reconhecem que a vida é um dom e que existe um ser transcendente e perfeito, que se chama Deus. Mas pedir que este ser se ocupe com nosso dia-a-dia lhes parece metafisicamente ingênuo e praticamente pouco atraente, pois torna Deus muito familiar. Ora, aquele que sustenta todo ser, também não sustenta nosso dia-a-dia? Ou será que as poucas leis físicas, psicológicas, econômicas e sociológicas que conhecemos são realmente tão abrangentes que não sobre mais espaço para Deus? (Em vez de pensar que estas leis são uma parte do sustento que ele nos fornece em cada momento.)
 
Seja como for, Jesus nos ensinou a pedir e a suplicar, até com insistência. Fala de uma viúva que pede, pede até cansar o juiz; de um vizinho que bate, à noite, até que o dono se levanta para se ver livre dele (evangelho). Faz pensar em Abraão, que, ao rezar por Sodoma e Gomorra (1ª  leitura), lê a lição a Deus: “Não podes perder os justos com os injustos, é uma questão de honra!” E Deus atende. “Cada vez que te invoquei, me deste ouvido”, reza o Sl 138 [137] (salmo responsorial).
 
A oração de Abraão, como também a da viúva e do vizinho, nos ensinam uma coisa importante: pedem coisas com que Deus se possa comprometer. Parece que pedem a Deus o que, no fundo, ele mesmo deseja. Esse é o segredo da oração eficiente (além de nossa insistência). Por isso, Jesus ensina a seus discípulos, e a todos nós, rezar primeiro para que Deus encontre reconhecimento e seu Reino venha (Mt 6, 10 explicita: “Tua vontade seja feita”). Dentro deste quadro de referências, podemos e devemos rezar por nosso pão de cada dia, por perdão (pois somos eternos devedores), por ficar incólumes na tentação. Devemos rezar por isso, com insistência, não tanto porque Deus não soubesse o que precisamos, mas para nos abrirmos para o que ele nos que dar. Pedindo, a gente se convence mais a si mesmo do que a Deus. Pedir é cultivar nossa fé, nossa confiança filial, é deixar crescer Deus como nosso Pai, em nossa consciência e em toda a nossa vida . É voltar a ser crianças – condição para entrar no Reino (cf. Lc 18,17). É por isso que os intelectuais tão dificilmente pedem.
 
Com estas considerações não queremos justificar a oração que reduz Deus a um quebra-galho ou tapa-buraco, às vezes até para causas que não condizem com seu Reino (para um bom negócio … pouco importa que outra pessoa fique prejudicada). Queremos revalorizar a oração mediadora, em que minha confiança filial em Deus me leva a extravasar diante de Deus aquilo que habita meu coração: o irmão, o próximo a quem eu quero bem, mas que eu velo em dificuldade. Como Abraão pelos habitantes de Sodoma. Não é absurdo. Se o mundo não é feito somente com as leis físicas, psicológicas e sociológicas que estão nos manuais, mas com o mistério da vida, não há dúvida de que a preocupação amorosa, que extravasamos até diante de Deus, será operante, pela graça daquele mesmo que sustenta toda a vida.
 
“Ninguém salva a ninguém”. Será? Ninguém é salvo se não quer. Mas, em Cristo, existe uma comunhão de vida entre aqueles que buscam a fonte da vida, que é Deus. Esta comunhão de vida faz com que Cristo nos redima (2ª leitura). Desde que participemos da vida que ele viveu (o que é significado pelo batismo, imersão na sua morte, para que ressuscitemos com ele para uma vida nova), podemos dizer que a santidade de Cristo salda nossas dívidas e que sua morte por amor supre nossa falta de amor (com a condição de nos arrependermos). Como nós mesmos perdoamos alguém a pedido de uma pessoa amiga (pai, mãe, irmão … ), assim nossa comunhão (amizade) com Cristo vale para nos restabelecer na amizade de Deus. E também nossa oração de intervenção junto a Deus será eficaz.
 

Papa encoraja bispos e padres a promoverem a cultura do encontro

                        

Missa com bispos, padres e religiososFrancisco destacou três aspectos da vocação: chamados por Deus, chamados a anunciar o Evangello e a promover a cultura do encontro

Luciane Marins
Da redação
Na manhã deste sábado, 28, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, com bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas que participam da Jornada Mundial da Juventude.
Francisco disse que, ao ver a Catedral lotada de bispos, padres, religiosos e seminaristas do mundo todo, se recordou do Salmo do (Sl 66): “Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor”. O Papa disse que, com a mesma parresia (coragem) de Paulo e Barnabé, deve-se anunciar o Evangelho nos dias de hoje.
De maneira didática, o Santo Padre refletiu sobre três aspectos importantes da vocação: chamados por Deus, chamados a anunciar o Evangelho e a promover a cultura do encontro.
:: Íntegra da homilia
Papa Francisco celebra Missa na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
Papa Francisco celebra Missa na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
Ao refletir sobre o primeiro aspecto – chamados por Deus -, Francisco destacou que, mesmo em meio a tantos compromissos cotidianos, o vocacionado deve retornar à fonte de seu chamado. O Pontífice explicou que não é a criatividade pastoral nem as reuniões ou os planejamentos que garantem os frutos da missão, mas sim a fidelidade a Jesus. “E nós sabemos bem o que isso significa: contemplá-Lo, adorá-Lo e abraçá-Lo, particularmente através da nossa fidelidade à vida de oração, do nosso encontro diário com Ele presente na Eucaristia e nas pessoas mais necessitadas”.
Sobre o segundo aspecto – chamados para anunciar o Evangelho -, o Papa recordou um sonho que tinha na juventude, de ser missionário no Japão, para explicar que ser missionário não significa necessariamente deixar o país, a família e os amigos. “Deus me mostrou que o meu território de missão estava muito mais perto: na minha pátria”, recorda.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Anunciado nome do novo pároco de Touros

Fonte Arquidiocese de Natal 

Padre Edvaldo Alexandre de Brito foi nomeado, pelo Arcebispo, Dom Jaime Veira Rocha, para a função de pároco da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros. Atual administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, Padre Edvaldo sucederá, em Touros, o Padre Josenildo Bezerra. A posse, em Touros, acontecerá dia 17 de agosto.

Dom Jaime também anunciou o nome do Padre Antônio Luciano de Freitas para a função de vigário paroquial do Beato André de Soveral, de Emaús. Padre Luciano foi transferido da Arquidiocese de João Pessoa (PB).
Pe. Edvaldo Brito (foto: José Bezerra)
Pe. Luciano Freitas (foto: cedida)

Francisco, o papa da esperança

Fonte: Dom Total

Papa Francisco abraça fiel: presença que fala alto aos corações
Por Padre Geovane Saraiva*
O teólogo Hans Küng, já em 1977, sobre a celebração culto divino, a partir da realidade da Europa, falava de uma Igreja portadora da esperança, que muito falava de esperança, mas que pouca a proporcionava. Hoje está à frente da Igreja Católica Francisco, o papa da esperança, afirmando com todas as letras que não é mais possível pensar na humanidade, seja ela rica ou pobre, sem colocar no âmago da questão outro caminho para a humanidade, o caminho da esperança, proposto e traçado pelo próprio Deus e Pai, aquele inaugurado na frágil criança de Belém, nas palavras do Apóstolo Paulo: “Ele tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo” (Fl 2,6-7).

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Papa diz que liberação da droga não é solução para dependência química

Kelen Galvan
Da Redação
Após a visita ao Santuário de Aparecida, nesta quarta-feira, 24, o Papa Francisco retornou ao Rio de Janeiro, para inaugurar um centro de atendimento para dependentes químicos no Hospital São Francisco de Assis da Providência de Deus. O local iniciará os atendimentos no final do mês, com 40 leitos. Quantidade que deve aumentar até o final do ano.
papa_hospital2
Uma multidão aguardava o Santo Padre no Hospital e o Pontífice fez questão de cumprimentar a todos. Funcionários, pacientes do hospital podiam se aproximar livremente do Papa para saudá-lo e ele parou para conversar com várias pessoas enquanto se dirigia ao palco instalado no local para o ato de inauguração.
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, saudou o Papa e falou sobre o trabalho que será realizado pelo Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (P.A.I.).
Na sequência, dois recuperandos falaram de suas experiências com as drogas e o modo como conseguiram vencer o vício. O Santo Padre acompanhou cada história atentamente, abraçando-os em seguida.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Arcebispo dá novas funções a seis padres


O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou a transferência de seis padres para novas funções. 

Padre Marcelo Cezarino deixa a Paróquia do Beato André de Soveral, de Emaús, e assumirá a Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal, com posse marcada para o dia 19 de agosto. 

Padre Abelardo Freitas sai da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Maxaranguape, e assume, dia 8 de agosto, a Paróquia do Beato André de Soveral. 

Padre Gutemberg Simplício deixa a Área Pastoral de Guamaré e assumirá a Paróquia de Maxaranguape, dia 10 de agosto.
Padre Flávio Bezerra, atualmente vigário paroquial de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, Natal, assumirá a Área Pastoral de Guamaré.
Padre Josenildo Bezerra foi transferido da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, de Touros, para a Paróquia de São Francisco de Assis, em Pedro Velho.
E o Padre Cláudio Carvalho sai de Pedro Velho e para ser o pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha.

Outros padres que foram transferidos anteriormente já têm datas marcadas para a posse. No Seminário de São Pedro, o novo reitor, Padre José Nazareno, e o vice, Padre Francisco Fernandes, assumirão as respectivas funções, dia 7 de agosto, às 19h30; Padre Fábio Pinheiro será empossado na Paróquia de João Câmara, dia 12, e o Padre Ajosenildo Nunes assumirá a Paróquia de Nísia Floresta, dia 13 de agosto.

Foto: Cacilda Medeiros
Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 22 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO DA JORNADA COM O PAPA FRANCISCO

 

FONTE: SITE DO VATICANO
POR OCASIÃO DA XXVIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
22-29 DE JULHO DE 2013 
JMJ Rio de Janeiro 2013
PROGRAMA
Trasmissões vídeo ao vivo pelo CTV (Centro Televisivo Vaticano)  
Vatican Player
 
 Segunda-feira 22 de julho de 2013
Roma
08.45 Partida do Aeroporto de Roma Fiumicino para o Rio de Janeiro
 
Rio de Janeiro
16.00Acolhida oficial no Aeroporto Internacional Galeão/Antônio Carlos Jobim do Rio de Janeiro 
17.00Cerimônia de boas-vindas no Jardim do Palácio Guanabara do Rio de JaneiroDiscurso do Santo Padre
17.40Visita de cortesia à Presidente da República no Palácio Guanabara no  Rio de Janeiro 
 
Estadia privada na Residência do Sumaré no Rio de Janeiro
 
 
 
Quarta-feira 24 de julho de 2013
08.15Partida em helicóptero do Sumaré para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida 
09.30Chegada ao Heliporto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida 
10.00Veneração da Imagem de Nossa Senhora na Sala dos 12 Apóstolos do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida 
10.30Santa Missa na Basílica do Santuário de Nossa Senhora da Conceição AparecidaHomilia do Santo Padre
13.00Almoço com a Comitiva Papal, os Bispos da Província e os Seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida 
16.10Partida em helicóptero do Seminário Bom Jesus de Aparecida para o Rio de Janeiro 
17.25Chegada ao Aeroporto Santos Dumont (III Comar) do Rio de Janeiro 
18.30Visita ao Hospital de São Fancisco de Assis na Providência de Deus (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT) no Rio de Janeiro

Chegamos!

Por Dom Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ

FONTE: SITE SOU CATEQUISTA



Os jovens chegaram! Essa cidade maravilhosa se enfeitou ainda mais com a presença de todos durante esses dias! Estão chegando de todos os lados do mundo. Primeiro foram os voluntários. Aos poucos começam a chegar os peregrinos. Na semana que entra todos os caminhos conduzirão ao Rio de Janeiro!Com muita alegria, acolho todos vocês, queridos jovens, que aportaram na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro para um encontro com Cristo. Olhando para o Corcovado, contemplamos o Cristo Redentor que, de braços abertos para a cidade maravilhosa, nos convida a todos para o mandamento missionário, como tema de nossa semana de encontros, orações, celebrações, partilhas, catequeses, confissões, vigílias, adoração, via-sacra, entretenimento espiritual, e, acima de tudo, o encontro com o Senhor e testemunho de que Cristo Ressuscitado vive e nos convida a “ir e fazer discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19).

“Francisco é o Papa dos esquecidos”

 

Quatro meses após o início do pontificado do primeiro Papa latino-americano da história, a revista estadunidense Time dedica ao Pontífice argentino Francisco uma edição que elogia suas primeiras decisões e questiona se ele será capaz de recuperar a relevância da Igreja Católica na América Latina.
A foto escolhida para a capa da edição, que chega às bancas no dia 29 de julho, logo após o fim da Jornada Mundial da Juventude, apresenta o Papa de perfil, com uma luz branca iluminando parte de seu rosto.
A revista qualifica Francisco como “o Papa dos pobres” e ressalta suas diferenças ao “renunciar a viver em seu palácio”. “Um Papa para os esquecidos, um Papa para os abandonados de Deus”, aponta a publicação.
“Francisco está redefinindo o pontificado com humanidade e honestidade. Poderá restaurar a sorte da Igreja na América Latina?”, questiona a tradicional revista estadonidense.
A foto de Francisco será capa em três edições internacionais da Time (Europa, Oriente Médio e África, Ásia e Pacífico Sul).
Por Rádio Vaticano
 
Fonte: Site Sou catequista

Chegada do Pontífice está prevista para as 16h

 

segunda-feira, 22 de julho de 2013, 9h18                   

O Papa Francisco partiu, na manhã desta segunda-feira, dia 22, do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 8h45, a bordo de um avião da companhia Alitalia. O destino do Pontífice é o Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Em sua primeira viagem oficial ao exterior, Francisco subiu a bordo do avião acompanhado do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone; o prefeito regional da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, João Braz de Aviz; o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, e o Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Dom Angelo Becciu. Além deles, também viaja com o Santo Padre cerca de 70 jornalistas, de 15 nacionalidades.

A aterrissagem do Papa está prevista para as 16h (horário de Brasília) no

Papa Francisco embarca para o Brasil por ocasião da JMJ Rio2013/Foto: CN Roma
Papa Francisco embarca para o Brasil por ocasião da JMJ Rio 2013/Foto: CN Roma

 Aeroporto Internacional do Galeão – Antônio Carlos Jobim. Lá, ele será recebido pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Logo após, o Santo Padre partirá rumo ao Palácio Guanabara, onde fará seu primeiro discurso em solo brasileiro. A seguir, ele fará uma visita de cortesia à Presidente e se encontrará com o Governador do Rio, Sérgio Cabral, e o Prefeito Eduardo Paes.

Ao final da tarde, Papa Francisco seguirá para o Sumaré, onde ficará hospedado até o dia 28 de julho.

Em seu Twitter, o Pontífice deixou uma mensagem aos jovens que já estão no Brasil para a JMJ: “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ”.

A TV Canção Nova transmitirá, ao vivo, todos os eventos oficiais do Pontífice no país; além da cobertura completa de todos os momentos que envolvem a JMJ Rio 2013.

:: Confira a agenda completa do Papa no Brasil
:: JMJ vai movimentar mais de R$ 1,2 bilhão na economia brasileira

 

 

Canção Nova realiza cobertura especial da JMJ e visita do Papa

 

 

 

O Webjornalismo da Canção Nova realiza a partir desta segunda-feira, 22, uma cobertura especial sobre a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e a visita do Papa Francisco ao Brasil.
Por este motivo, durante estes dias, o internauta acompanhará todas as notícias sobre os acontecimentos na Igreja no Brasil pelo especial tamujuntojmj.cancaonova.com e papa.cancaonova.com.

Uma equipe com aproximadamente 300 pessoas do Sistema Canção Nova de Comunicação foram enviadas ao Rio de Janeiro para trazer aos fiéis, que acompanham pela Rádio, TV e internet, todas as informações sobre esse grande evento católico. 
 
Fonte: Canção Nova

domingo, 21 de julho de 2013

16º Domingo Comum – a diferença entre o que é "importante" e aquilo que é necessário

Um grande mal em nossa sociedade, e também na Igreja, é o ativismo, a falta de disposição para aprofundar o essencial, sob o pretexto de tarefas urgentes. Neste domingo, a 1ª leitura nos mostra a virtude da hospitalidade na figura de Abraão. Deus – que nos anjos se tomou seu hóspede – o recompensa com a promessa de um filho. O evangelho, porém, parece contradizer esta lição: Jesus dá a impressão de valorizar mais a presença passiva de Maria, que fica escutando-o, do que a preocupação de Marta em bem recebê-lo. Ou será que o jeito certo de recebê-lo é o de Maria: escutar sua palavra?
            Jesus observa a Marta que ela anda ocupada e preocupada com muitas coisas, enquanto uma só é necessária. Essa observação não é uma recusa da hospitalidade, mas indica uma escala de valores: a melhor parte é a que Maria escolheu! O que esta faz é fundamental e indispensável: escutar. O resto (as correrias pastorais, as reuniões) é importante, mas deve ter fundamento no escutar. Jesus censura Marta não porque ela cuida da cozinha, mas porque quer tirar Maria do escutar, para fazê-la entrar no ritmo das suas próprias ocupações. Marta não conhecia a escala de valores de Jesus.
            Paulo, na 2ª leitura, pode ser um exemplo. Ele passou pela “passividade” do sofrimento, assumindo no seu corpo aquilo que o sofrimento de Cristo deixou para ele. Foi desta identificação profunda com Cristo que ele tirou a força para seu surpreendente apostolado.
            Gente ocupada é o que menos falta. Mas sabemos muito bem que toda essa ocupação não gira em torno daquilo que é fundamental. Dá até pena ver certas pessoas complicarem sua vida com mil coisas de que dizem que simplificam a vida. Ao lado delas encontramos o pobre, o lavrador, o índio, vivendo uma vida simples, mas com muito mais conteúdo e, sobretudo, com um coração sensível e solidário.
            Importa acolher (a Deus, a Jesus, aos outros) em primeiro lugar no coração. Só então as demais ações terão sentido. Isso vale na vida pessoal e também na vida comunitária. Comunidades que giram exclusivamente em torno de preocupações e reivindicações materiais acabam esvaziando-se, caem em brigas de personalismo e ambição. Mas comunidades que primeiro acolhem com carinho a palavra de Jesus num coração disposto saberão desenvolver os projetos certos para pôr a palavra de Jesus em prática.
            “Buscai primeiro o Reino de Deus … ”

fonte: http://www.franciscanos.org.br

Papa Francisco visita Basílica de Santa Maria Maior e pede proteção para JMJ

         
PapaSMMaiorO Papa Francisco visitou neste sábado, 20 de julho, a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para pedir proteção aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa na próxima semana no Rio de Janeiro.
Durante a visita, Francisco rezou pedindo a intercessão da Mãe de Jesus para a sua próxima visita apostólica. O Papa entrou por uma porta lateral da basílica, que foi aberta ao público. Ele se recolheu em uma capela diante da imagem da Virgem chamada 'Madonna Salus Populi Romani' e permaneceu imóvel em oração silenciosa por meia hora. Em seguida, colocou flores no altar e acendeu uma vela em que foi impresso o logotipo da JMJ.
Aos fiéis presentes, ele pediu para que o acompanhasse em sua viagem através da oração, da confiança e da penitência
 
Fonte: CNBB

sábado, 20 de julho de 2013

Dilma entregará escultura de frade ao Papa Francisco

 

 

 

A Presidente Dilma Rousseff presenteará o Papa Francisco com a escultura de um frade, obra do artista plástico paranaense João Turin, que morreu em 1949. A escultura de cobre tem 44 centímetros e representa um religioso de meia idade, com um livro nas mãos.

Dilma viu a obra em junho, exposta na capital paranaense. Os curadores da mostra lhe disseram que gostariam que a escultura chegasse a Francisco, e no último dia 15, Samuel Ferrari Lago, responsável pelo acervo de João Turin, entregou a peça ao Palácio do Planalto.

Dilma deve entregar a escultura ao Papa segunda-feira, quando ele chegará ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude.

O estilo de Turin é considerado, por alguns especialistas em arte, como paranista, movimento fundado por intelectuais e artistas que defendiam o resgate e a preservação da cultura regional do Paraná.

Filho de imigrantes italianos de origem humilde, Turin nasceu em Porto de Cima, lugarejo de Morretes, litoral do Paraná. Aos nove anos, se mudou com os pais para Curitiba, onde trabalhou como ferreiro, marceneiro e torneiro antes de descobrir a verdadeira vocação para a arte. Frequentou a Escola de Artes e Indústrias de Mariano de Lima, e em 1905, com bolsa de estudos do Governo do Paraná, João Turin partiu para Bruxelas e se matriculou na Real Academia de Belas Artes. Em fins de 1911, mudou-se para Paris, onde viveu os dez anos seguintes. Terminada a guerra, em fins de 1922, o artista retornou a Curitiba. A partir de então, João Turin passou a produzir grande número de monumentos, estátuas, bustos, relevos e inclusive pinturas e ilustrações.
Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Diferencial da JMJ será a acolhida do povo carioca, diz Padre

 

Padre Anísio José, Dehoniano (SCJ) Mestre em Pastoral Juvenil e Catequese

"O grande diferencial da JMJ Rio2013 será a acolhida do povo carioca", disse padre Anísio José, responsável pelo Setor Internacional da Jornada. Padre Anísio conversou nesta semana com o jornalista da Canção Nova padre Roger Araújo sobre o evento, que deve reunir dois milhões de pessoas no Rio de Janeiro na próxima semana.

"Eles [os cariocas] estão esperando de braços abertos, assim como o Cristo Redentor. Essa imagem representa bem o que o carioca está fazendo nesses dias", destacou.

Acesse
.: OUÇA entrevista na íntegra
Peregrinos de mais de 180 países vão se encontrar na Jornada, 60% devem ser do Brasil, 20% da América Latina e outros 20% da Europa, África e Ásia. "É o que imaginamos pelo número de inscrições", explica.Essa será a primeira Jornada em língua portuguesa, e esse será o idioma que o Papa Francisco falará durante os Atos Centrais, garante padre Anísio. "Justamente por causa disso a Rádio Catedral da Arquidiocese preparou um grupo; sete línguas estarão a disposição para o jovem acompanhar do seu celular ou do rádio".O responsável do Setor Internacional da JMJ explica que apresentações em outras línguas serão feitas nos atos culturais, conta que a Organização aconselhou taxistas a aprender inglês e espanhol, explica como será a parceria com os Consulados para garantir assistência aos peregrinos de outros países e fala sobre o esquema de transporte montado para os dias de evento. Além de orientações específicas para veículos, será feriado na cidade do Rio. Nos dias 23 e 29 parcial e nos dias 25 e 26 integral.Padre Anísio não deixa ainda de falar sobre a expectativa dos organizadores para o evento. "Nosso coração esta semana está pulsando mais forte, semana que vem então, vai estar no compasso do Redentor."
[Ouça] 
 
Fonte: Canção Nova

Novas comunidades e RCC unidas em evento durante a JMJ

Kátia Roldi destaca espiritualidade comum às novas comunidades e à RCC
Fonte: Canção Nova

As novas comunidades e a Renovação Carismática Católica (RCC) participam no próximo dia 24 de um encontro internacional com a participação de outras realidades e comunidades de vida consagrada de expressão carismática. O evento será realizado no Rio de Janeiro e espera reunir pelo menos 10.000 pessoas, tendo como cenário a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que contará com a presença do Papa Francisco.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

As 10 capelas que fazem parte da  Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal,  foram interditadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). As missas estão suspensas. 
Magnus Nascimento
Capela Santa Clara, uma das interditadas, está com sinais de reparos em sua estruturaCapela Santa Clara, uma das interditadas, está com sinais de reparos em sua estrutura

A informação sobre a interdição foi confirmada pelo diretor do Departamento de Defesa Civil da Semdes, Jeoás Santos. De acordo com ele, desde a quarta-feira da semana passada, a Defesa Civil vem fazendo vistorias nas capelas da paróquia que também faz parte a Igreja de São Bartolomeu, que desabou no último dia 6. As capelas ficarão interditadas até que a Paróquia apresente um projeto de reestruturação. 

Jeoás Santos afirmou que as estruturas das igrejas estão comprometidas e, por esta razão, precisam de reparos.

Arcebispo anuncia nomeações


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou, nesta quarta-feira, 17, nomeações de padres para algumas funções, na Arquidiocese de Natal:
Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega – Reitor do Seminário de São Pedro
Pe. Francisco de Assis Fernandes Gomes – Vice-reitor do Seminário de São Pedro e vigário paroquial da Catedral
Pe. Ajosenildo Nunes – Paróquia de Nossa Senhora do Ó – Nísia Floresta
Pe. Fábio Pinheiro Bezerra – Paróquia  de Nossa Senhora Mãe dos Homens – João Câmara
Pe. João Maria do Nascimento  – Coordenação Arquidiocesana de Campanhas
Pe. Valdir Cândido de Morais - Ecônomo da Arquidiocese
Pe. César Luiz Lima de Morais - Diretor espiritual do Curso de Filosofia, do Seminário de São Pedro
Pe. Valtair Lira Lucas - Diretor espiritual do Curso de Teologia, do Seminário de São Pedro

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Venha participar dessa festa!



A Rádio Rural de Natal AM 1090 comemora seus 55 anos, momento histórico para radiodifusão, para a cultura e para evangelização no estado do Rio Grande do Norte.
Para comemorar e celebrar esse momento a Comunidade Canção Nova, administradora da Rádio Rural de Natal, promoverá uma Grande Festa de Aniversário e você é convidado a celebrar, juntamente com toda a Arquidiocese de Natal.
O evento acontecerá no Ginásio Sagrada Família, em Natal e terá início, no sábado, dia 03/08, com o MEGA SHOW de lançamento do “DVD Saudades de Ti” de Eliana Ribeiro, missionária da Comunidade Canção Nova, às 20h. Será maravilhoso! Muita musica e animação, momentos de nos colocarmos na presença de Deus e louvarmos pelo presente que é a Rádio Rural de Natal para cada um de nós!
Fonte: Blog Canção Nova Natal

Cristãos são mais perseguidos na China, afirma padre

 

Padre Evaristo Debiasi

A China é o país onde o Cristianismo é mais perseguido. "Lá a Igreja está silenciosa como nos primeiros momentos, das catacumbas. Os cristãos vivem escondidos, não podem revelar que são cristãos. Nunca a Igreja foi tão perseguida como em nossa época”. Foi o que afirmou o representante da “Ajuda a Igreja que Sofre” (AIS) no Brasil, padre Evaristo Debiasi. O sacerdote relata que a perseguição aos cristãos chineses é de tal forma intensa que, nos seminários, formadores e seminaristas, trabalham durante o dia e se escondem à noite. Os sacrários onde são conservadas as hóstias consagradas, conta o padre, precisam ser camufladas em caixas de bebidas, como forma de disfarçar a fé dos católicos na presença de Jesus na Eucaristia.  Click abaixo e leia mais..

domingo, 14 de julho de 2013

Festa de San'Anta - 2013

Fonte: Pascom- Tacima PB
O 2° dia da novena da padroeira de Tacima -PB, foi marcada com a participação da comunidade de cachoeirinha que assumiu a liturgia, a mesma foi presidida pelo Diácono João da Barra, aconteceu o funcionamento de quermesse e apresentação cultural.
Padrinhos do Altar - Maria e Xató
click abaixo e veja mais fotos...

sábado, 13 de julho de 2013

Dom Heitor celebra 35 anos de sagração episcopal

O Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, celebra 35 anos de sagração episcopal, no próximo dia 16 deste més. Neste dia, às 7 horas, ele celebrará em ação de graças, no Convento das Irmãs do Amor Divino, em Emaús.

Dom Heitor Sales, arcebispo emérito de Natal


Para Dom Heitor, na vida episcopal, o mais importante, “é colocar-se à disposição do povo de Deus¸ para que Jesus pudesse ser servido, visto e imitado”.